Parlamentares, ONGs e povos da Amazônia se unem em vigília pela floresta
O Senado realiza na noite desta quarta-feira (13), e até a manhã desta quinta (14), uma vigília em defesa da Amazônia. O evento é promovido pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), pela Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas e pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.
A ideia, do Movimento Amazônia para Sempre, foi apresentada ao Senado pela atriz Christiane Torloni e recebeu o aval do presidente José Sarney.
A vigília foi aberta pela presidente da CMMC, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que coordena os trabalhos realizados por senadores e integrantes de organizações não governamentais.
Também participam da reunião conjunta das comissões o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc e o ministro chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.
Serão discutidas as ameaças sobre a Amazônia, com análise das políticas públicas para a região e das iniciativas legislativas em tramitação no Congresso. Terão voz na audiência os povos e comunidades tradicionais da região.
Em outro momento, após a primeira manifestação dos parlamentares, será discutida a importância estratégica da conservação da Amazônia e sua implicação para a regulação do clima e para a economia em escalas nacional e global.
Também estão previstos debates sobre a proteção da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável, além de avanços nas políticas dos governos do Pará, do Acre, do Amazonas e do Mato Grosso.
Da Redação / Agência Senado
13/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli encerra vigília pela Amazônia
Parlamentares de Brasil e México se unem pela integração latino-americana
Comunicação Social do Senado acompanha vigília pela Amazônia
Entidades governamentais e da sociedade civil participarão de vigília pela Amazônia
Renda produzida pela floresta ajudará a preservar a Amazônia, diz especialista
Planejamento participa do II Chamado dos Povos da Floresta