Entidades socioassistenciais privadas têm até esta sexta solicitar senha e participar do Censo Suas



Uma teleconferência da TV NBR apresentada na segunda-feira (24) a gestores da Assistência Social de todo o País orientou como deverá ser o preenchimento do questionário da rede privada do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) 2011, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A participação das entidades socioassistenciais privadas é uma das novidades do censo desse ano, cujo objetivo é identificar quantas entidades de assistência social existem no Brasil, onde estão e o que fazem. 

Todas as entidades do tipo inscritas nos conselhos de assistência social devem solicitar senha até a próxima sexta-feira (28). Os conselhos deverão validar as senhas até 18 de novembro. Após esse prazo, as entidades terão até 2 de dezembro para preencher os questionários.

No ano passado, o Censo Suas apontou a existência de mais de 9 mil entidades, mas os questionários foram preenchidos pelos gestores municipais. O objetivo do censo com a rede privada é detalhar a composição, localização e atuação delas. “Essas informações vão subsidiar o reordenamento das entidades privadas para que prestem serviços de acordo com as normas”, explicou a diretora da Rede Privada do Suas da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do MDS, Carolina Gabas Stuchi.

Em mensagem gravada para a teleconferência, o presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Carlos Ferrari, exaltou a importância de as entidades socioassistenciais participarem do censo deste ano. “Vamos ter o retrato fiel da rede não governamental. É inédito e um pleito da sociedade civil organizada. Não devemos perder a oportunidade de reconhecer a rede não governamental”, afirmou.

Política de senhas 

A SNAS pede que as entidades façam a solicitação de senha em nome de um único responsável. Filiais não precisam pedir senha, a matriz pode responder ao censo. “Temos percebido que advogados e contadores têm sido cadastrados, mas nem sempre eles são os mais indicados para responder aos questionários das entidades”, comentou Carolina Stuch.

A coordenadora-geral de Acompanhamento da Rede Socioassistencial do Suas, Ana Paula Gonçalves, explicou o que as entidades deverão responder no questionário. “A área de atuação nem sempre é só ‘serviços de assistência social’, queremos saber a composição da diretoria, o público-alvo, as fontes de financiamento, recursos humanos e como as pessoas chegam à rede”, detalhou.

Os coordenadores-gerais do MDS responderam às dúvidas enviadas por gestores, conselheiros e representantes das entidades. O técnico da Rede Suas, Sávio Chaves, ressaltou que os cadastros do gestor e do presidente do conselho de assistência social devem estar atualizados e com e-mail válido para encaminhamento das senhas. “É fundamental atualizar os dados cadastrais no Sistema de Autenticação e Autorização (SAA) e no Cadsuas. Se não estiver cadastrado no Cadsuas, o SAA vai dar mensagem de erro. É importante registrar o fim do mandato do gestor anterior e atualizar o atual, para não haver conflito no sistema”, frisou.

A técnica Cristina Marques lembrou que os gestores que presidem conselhos precisam optar por um dos cargos para ser responsáveis pela administração de senhas, agora identificadas pelo Cadastro da Pessoa Física (CPF). “Ele precisa ter um vice ou adjunto vinculado ao cadastro e optar por uma das titularidades. Automaticamente, o vice ou adjunto passa a administrar a outra senha”, explica.

Se a senha não chegar 48 horas após a solicitação, é necessário que o solicitante verifique a caixa de spam ou o lixo eletrônico e confira o preenchimento do cadastro e a inserção do e-mail.

Todos os municípios brasileiros devem responder ao Censo Suas, inclusive os que ainda não abriram Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros Especializados de Assistência Social (Creas) ou os destinados à população em situação de rua (Centros POP).

O levantamento permite aos gestores e técnicos, conselheiros e cidadãos conhecer melhor os avanços e desafios da institucionalização do sistema. Em 2010, mais de 4,7 mil municípios enviaram informações.

Para ajudar a esclarecer dúvidas, a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) do MDS criou o blog do Censo Suas, que pode ser acessado aqui.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



25/10/2011 14:05


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