Entregue requerimento para abertura da CPI da segurança
Deputados das bancadas de oposição e do PDT entregaram hoje à tarde ao presidente da Assembléia Legislativa, Sérgio Zambiasi, o requerimento com a assinatura de 40 parlamentares solicitando a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a falta de políticas de segurança pública no Rio Grande do Sul. Ao documento, foram anexadas ainda 1590 assinaturas populares, recolhidas durante ato público realizado pela manhã na Esquina Democrática de Porto Alegre.
O presidente deve encaminhar o requerimento à Procuradoria Geral do Parlamento na próxima semana. A expectativa é que os trabalhos da Comissão comecem no início de abril. De acordo com o deputado Valdir Andres, a CPI terá o objetivo de investigar as causas e apontar soluções para o aumento indiscriminado da violência no Estado. "Não estamos contra o governo, mas a favor da sociedade. O Rio Grande precisa encontrar respostas para o caos na segurança. Só assim voltaremos a ter os mesmos índices de tranqüilidade do passado", afirmou.
Ao todo, foram listados 12 fatos determinados para a abertura da CPI, incluindo a desestruturação das polícias civil e militar, o caos no Instituto Geral de Perícias (IGPE) e o recente episódio de Canoas, onde mãe e filhas foram abusadas sexualmente devido à demora da Brigada Militar em atender ocorrência.
Para o líder da bancada progressista, deputado Vilson Covatti, a maciça adesão popular à CPI prova que a população está farta das ineficazes políticas de segurança do secretário da Justiça e Segurança, José Paulo Bisol. "Em menos de três horas, conseguimos quase duas mil assinaturas. Não há dúvida de que a população está inconformada com o modo petista de governar. Na CPI, finalmente o povo terá vez e voz", declarou. O vice-presidente da Assembléia, deputado Francisco Appio, acrescentou que a Comissão irá complementar os trabalhos da CPI do Crime Organizado, a qual apontou inúmeras falhas no sistema de combate à insegurança do Estado.
Estiveram presentes à solenidade os deputados Otomar Vivian, Valdir Andres, Vilson Covatti, Francisco Appio, Frederico Antunes, Adolfo Brito, Marco Peixoto e José Farret (PPB), Vieira da Cunha, Adroaldo Loureiro, Giovane Cherini e Kalil Sehbe (PDT), Jair Foscarini e Elmar Schneider (PMDB) e Manoel Maria (PTB).
03/28/2001
Artigos Relacionados
CPI da Segurança Pública/Novo requerimento será entregue na terça-feira
Heráclito apresenta requerimento de abertura de CPI para investigar ONGs
PDT assina requerimento para CPI da Segurança
Relatório da CPI da Segurança entregue ao Ministério Público Federal
CRE pode votar requerimento para ouvir ministro de Segurança Institucional
Aprovado requerimento que permite votação relatório da CPI da Segurança hoje