Equipe brasileira de tênis de mesa garante vaga nas Olimpíadas de Londres



O Brasil competirá com a equipe completa de tênis de mesa nos Jogos Olímpicos deste ano, em Londres (Inglaterra). Após o pré-olímpico de Doha, realizado entre os dias 10 e 13 de maio no Qatar, a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF, na sigla em inglês) garantiu a participação do País também no torneio por equipes. Agora, a delegação nacional contará com mais dois atletas, um no masculino e um no feminino, que se somarão aos quatro mesatenistas já classificados nas provas individuais.

Nenhum atleta da América Latina conseguiu a classificação entre as primeiras posições, o que garantiu ao Brasil um lugar entre as melhores equipes do campeonato e o direito de disputar as Olimpíadas nas duas categorias. No individual, os atletas Hugo Hoyama, Gustavo Tsuboi, Lígia Silva e Caroline Kumahara já haviam conquistado a vaga para disputar os Jogos.

A comissão técnica da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) indicará os atletas que completarão a delegação nacional. No masculino, os favoritos são Cazuo Matsumoto e Thiago Monteiro, medalha de ouro no torneio por equipes dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em novembro de 2011. Já no feminino, a vaga ficará entre Jessica Yamada e Gui Lin, chinesa que foi naturalizada brasileira recentemente.

A maior delegação do tênis de mesa brasileiro na história das Olimpíadas foi nos Jogos de Atlanta, em 1996, quando o País participou com quatro representantes. Naquela edição não havia torneio por equipes, mas apenas individual e de duplas. Além do Brasil, outros 11 países contarão com uma delegação de tênis de mesa completa em Londres: Egito, China, Alemanha, Austrália, Inglaterra, Coreia do Sul, Japão, Áustria, Cingapura, Hong Kong e Coreia do Norte.

 

Fonte:
Ministério do Esporte



16/05/2012 17:20


Artigos Relacionados


Brasil garante primeira vaga nos saltos ornamentais das Olimpíadas de Londres

Nomes dos brasileiros que disputarão vaga olímpica de tênis de mesa são divulgados

Bolsista da luta olímpica conquista única vaga nacional na modalidade para Olimpíadas de Londres

Equipe brasileira de natação já treina em Londres

Velejadores disputam vaga na equipe brasileira que vai aos Jogos Olímpicos

Beneficiada do Bolsa-Atleta garante vaga para o Brasil no levantamento de peso nas Olimpíadas