Equipe que fará inventário das florestas do Ceará inicia treinamento
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) inicia, nesta terça-feira (08), o treinamento das equipes que farão o levantamento da qualidade e quantidade das florestas do Ceará. A ação acontece no município de Caucaia (CE) e é parte do Inventário Florestal Nacional (IFN).
Os técnicos serão preparados para realizar o trabalho de campo, que consistirá na medição de um conjunto de dados sobre as árvores em 377 pontos do estado, de forma a abranger os 150 mil quilômetros quadrados dessa unidade da federação.
As informações obtidas com o Inventário darão um panorama das florestas: a extensão real delas, se há espécies em extinção ou em abundância, se as florestas são jovens (cresceram após cortes recentes) ou antigas (intocadas), se as plantas estão atacadas por pragas e qual a quantidade de biomassa (matéria orgânica) na vegetação.
O Ceará situa-se predominantemente no bioma Caatinga, o único exclusivamente brasileiro, e também conta com vegetação de Mata Atlântica, conforme o mapa de aplicação da Lei da Mata Atlântica elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Mata Atlântica é considerada um dos 34 hotspot mundiais (áreas mais importantes para se preservar a biodiversidade no planeta).
Treinamento
A capacitação será realizada para 20 profissionais, entre técnicos da empresa contratada para realizar o IFN no Ceará, alunos de pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) e professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Além de assistir a explanações em sala de aula, o grupo realizará práticas de campo em uma fazenda com vegetação preservada de Caatinga e também em uma unidade de conservação estadual, a Área de Relevante Interesse Ecológico Sítio do Curió. O curso será realizado até o dia 15, com atividades no Sesc Caucaia.
O que é um Inventário Florestal Nacional (IFN)?
Um inventário florestal abrange todo um país, periodicamente, utilizando técnicas de amostragem, de modo a possibilitar o monitoramento contínuo dos seus recursos florestais. O principal objetivo é fornecer informações para subsidiar a definição de políticas florestais, a gestão dos recursos florestais e a elaboração de planos de uso e conservação dos recursos florestais.
Inventários florestais nacionais tem sido conduzidos por diversos países. Alguns deles iniciaram os seus inventários no início do século passado, como é o caso dos Estados Unidos, Finlândia e Suécia, dentre outros.
Dentre os temas de interesse em monitoramento dos inventários florestais nacionais atualmente estão os estoques de biomassa e carbono, a biodiversidade, a saúde e a vitalidade das florestas, o manejo florestal e a importância social que as florestas desempenham nos dias de hoje.
Fonte:
Serviço Florestal Brasileiro
08/10/2013 11:16
Artigos Relacionados
Inventário florestal do Ceará terá controle de qualidade
Secretaria Estadual do Meio Ambiente promove treinamento de combate a incêndio em florestas
Equipe de resgate receberá treinamento para atuar na Copa do Mundo
Justiça: Equipe fará levantamento dos problemas do Quilombo de Caçandoca
CE FARÁ DEBATE SOBRE EXTINÇÃO DO PROGRAMA ESPECIAL DE TREINAMENTO
CPI DO TRABALHO INFANTIL FARÁ DILIGÊNCIAS NO CEARÁ