Inventário florestal do Ceará terá controle de qualidade
Profissionais do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) começam nesta segunda-feira (20), uma visita de campo à região norte do Ceará para avaliar a realização do Inventário Florestal Nacional (IFN) no estado.
O IFN é uma iniciativa coordenada pelo SFB, em parceria com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), que visa oferecer um panorama das florestas do estado, conhecendo-as “por dentro”.
O objetivo da visita a ser feita pelo SFB é verificar a qualidade do trabalho de coleta de dados realizado pela empresa contratada por licitação pública para fazer as atividades de campo do IFN. Cerca de 20% do Ceará já foram levantados pela empresa.
O controle de qualidade consiste na avaliação de parte dos pontos amostrais que já foram mensurados. Os pontos amostrais são estabelecidos em locais pré-definidos, localizados a 20 quilômetros uns dos outros,por todo o Estado, onde ocorre a coleta de dados e são identificadas as árvores existentes, altura, diâmetro, “saúde”, diversidade e quantidade delas, entre outras informações.
Serão visitados por amostragem cerca de dez, dos 70 pontos que já foram mensurados pela empresa. Em todo o Ceará, o Inventário contará com 377 pontos amostrais. A atividade terá o apoio da Unidade Regional Nordeste do SFB.
Segundo o engenheiro florestal da Gerência de Informações Florestais do SFB Guilherme Gomide, uma das funções do Controle de Qualidade é verificar, por exemplo, se o ponto amostral foi bem alocado, ou seja, se está localizado nas coordenadas geográficas estipuladas pelo Serviço Florestal.
Até o encerramento do Inventário no estado, novas avaliações serão realizadas. “O controle de qualidade ajuda a garantir a confiabilidade dos dados obtidos em campo”, diz Gomide.
O Ceará foi o primeiro estado da região Nordeste a começar as atividades de campo do Inventário. As informações obtidas serão consolidadas em um documento que auxiliará a tomada de decisão sobre uso e proteção desses recursos ambientais e de outros associados, conforme a realidade estadual, e também auxiliarão na elaboração de políticas públicas e em ações de desenvolvimento socioeconômico.
Fonte:
Serviço Florestal Brasileiro
20/01/2014 13:30
Artigos Relacionados
Brasil terá inventário florestal atualizado a cada cinco anos
Inventário Florestal Nacional está previsto em relatório do Código Florestal
Relatório sobre Código Florestal prevê Inventário Florestal Nacional
Produção de castanha do Pará terá controle de qualidade
Equipe que fará inventário das florestas do Ceará inicia treinamento
CCT analisa projetos sobre clonagem e inventário florestal