Equipes são treinadas para catalogar florestas de Sergipe



O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) realiza a partir de terça-feira (18), a capacitação das equipes que farão o levantamento em campo das florestas do estado de Sergipe como parte do Inventário Florestal Nacional (IFN).

Feito em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe (Semarh/SE), o IFN tem por objetivo obter dados sobre a extensão das florestas, espécies existentes e outras informações que auxiliarão na formulação de políticas públicas de uso e conservação ambiental.

A capacitação vai preparar cerca de 20 profissionais para uma das etapas mais importantes do IFN, que é o levantamento em campo, “por dentro” das florestas. Isso inclui localizar o ponto onde haverá coleta de dados, realizar as medições corretamente (altura e diâmetro das árvores, por exemplo), coletar amostras de solo e de plantas e entrevistar moradores próximos às unidades amostrais sobre a sua relação com o recurso florestal. A metodologia é única para todo o País.

Essa capacitação será realizada na unidade de conservação estadual Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, localizado no município de Capela, a 67 km da capital sergipana, que protege um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica do estado.

Uma vez concluído o treinamento, os técnicos darão início às atividades do Inventário, que é realizado por amostragem em pontos determinados, sempre à distância de 20 quilômetros uns dos outros, com a possibilidade de adensamento, como ocorreu no estado.

Pela sua extensão territorial, Sergipe teria originalmente coleta em 55 pontos amostrais, porém, esse número passou para 177 pela necessidade da Semarh em obter mais informações sobre as regiões onde se localizam os principais mananciais hidrográficos do estado.

As equipes que farão o Inventário são da empresa Flora Nativa, que venceu a licitação pública realizada pelo estado para contratar o serviço.

O Inventário Florestal já foi concluído no estado de Santa Catarina e está em diferentes etapas de coleta e organização dos dados no Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Ceará. Além de Sergipe, os estados com previsão de início da coleta de dados em 2014 são Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Norte, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Pará.

Fonte:
Serviço Florestal Brasileiro



17/02/2014 12:35


Artigos Relacionados


Lembo cria grupo para catalogar e divulgar acervo artístico do Governo

Técnicos da Embrapa vão catalogar insetos aquáticos no Piauí

Ciclismo de pista por equipes é bronze para o Brasil

Equipes de base de judô se preparam para competir na Alemanha

Internautas podem sugerir apelidos para equipes de bobsled

Equipes brasileiras de bobsled se classificam para Jogos de Inverno