Técnicos da Embrapa vão catalogar insetos aquáticos no Piauí



Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no Piauí, começam a fazer, nesta segunda-feira (26), um inventário para registrar os insetos aquáticos no estado. O grupo de coleta em campo vai partir do município de Castelo do Piauí, a 210 km ao norte de Teresina, e continua pelas cidades ao norte do estado. Em seguida, o grupo vai percorrer municípios no estado do Ceará.

 

Segundo a coordenadora do projeto, Neusa Hamada, do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), a princípio, o inventário tinha como foco apenas a região norte, mas a intenção é de que a coleta seja a ampliada também para os estados da Bahia e de Goiás ainda este ano.

 

A ampliação, segundo ela, é para incrementar o conhecimento taxonômico – classificação dos seres vivos – dos grupos de insetos aquáticos no País. O estudo revelará informações sobre a biodiversidade e dará subsídios para estudos ambientais e ecológicos.

 

Ausência dos insetos aquáticos causa desequilíbrio

A pesquisadora Ranyse Querino, da Embrapa Meio-Norte, no Piauí, que trabalha no projeto desde 2007, explica que a preservação dos sistemas aquáticos é de fundamental importância para garantir a sustentabilidade dos recursos naturais.

 

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Meio-Norte, a maioria desses insetos “tem parte do ciclo de vida aquático enquanto imaturo, e a outra parte do ciclo de vida terrestre, devotada à alimentação”. Por esse motivo, apontam as pesquisas sobre o tema, a ausência dos insetos aquáticos poderia ter efeitos significativos na redução de peixes e de animais terrestres.

 

“O conhecimento da fauna de insetos aquáticos é indispensável para uma melhor compreensão e preservação desses sistemas, já que eles formam o segundo maior grupo em número e participam de uma série de funções para a manutenção do ambiente, tais como processamento e reciclagem de nutrientes”, reforça Querino.

 

Fonte:
Embrapa



05/08/2010 00:51


Artigos Relacionados


Feira da Embrapa mostra insetos “do bem”

Pesquisadores e técnicos da África participam de capacitação na Embrapa

Embrapa prepara técnicos para Programa Rota do Cordeiro

Equipes são treinadas para catalogar florestas de Sergipe

Lembo cria grupo para catalogar e divulgar acervo artístico do Governo

Brasileiros conquistam Mundial de Desportos Aquáticos