ERNANDES QUER REINSTALAR CPI DOS INSTITUTOS DE PESQUISA



O senador Ernandes Amorim (PPB-RO) solicitou nesta quinta-feira (dia 13) à Mesa do Senado que tome as providências necessárias para reinstalar os trabalhos da CPI dos Institutos de Pesquisa e pediu aos líderes partidários que designem os parlamentares que a integrarão.
As eleições municipais deste ano por si só justificariam a reativação da CPI, na opinião do senador, uma vez que as pesquisas eleitorais têm sido utilizadas "para prejudicar alguns candidatos e beneficiar outros".
O próprio senador disse ter razões para buscar explicações sobre os resultados obtidos pelos institutos de pesquisa. Amorim referiu-se particularmente a duas pesquisas recentes. Uma delas, elaborada pelo Brasmarket para a revista IstoÉ, informa que o atual prefeito de Ariquemes (RO), cidade do senador, não se reelegeria e que "a pesquisa identificou a liderança de Ernandes Amorim". A outra, feita pelo instituto Marca Prévia, colocou o senador em terceiro lugar na disputa pela prefeitura de Ariquemes. No ano passado, informou Amorim, a Marca Prévia realizou pesquisa para a Brasmarket.
- Quero convidar os diretores dos dois institutos à CPI para que eles expliquem a discrepância de resultados - disse.
Na presidência dos trabalhos, Ademir Andrade (PSB-PA) reconheceu que a CPI dos Institutos de Pesquisa, após ter sido criada, encerrou os trabalhos devido à mudança de legislatura e que há na Mesa requerimento solicitando sua reinstalação. Ele assegurou que encaminhará as notas taquigráficas do pronunciamento de Amorim ao presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, para que tome as providências cabíveis.

13/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


ERNANDES AMORIM QUER PARTICIPAR DA CPI DOS INSTITUTOS DE PESQUISA

Rocha quer CPI dos institutos de pesquisa

CPI DOS INSTITUTOS DE PESQUISA JÁ TEM ASSINATURAS NECESSÁRIAS

ADEMIR DEFENDE REINSTALAÇÃO DA CPI DOS INSTITUTOS DE PESQUISA

ADEMIR PROPÕE CPI SOBRE ATUAÇÃO DOS INSTITUTOS DE PESQUISA

ADEMIR ANDRADE PEDE CPI PARA INSTITUTOS DE PESQUISA