Rocha quer CPI dos institutos de pesquisa



O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) protestou, nesta sexta-feira (7), contra o fato de não ter sido instalada, até o momento, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pesquisas Eleitorais proposta por ele no ano passado. Segundo Rocha, é sabido que alguns institutos alugam pesquisas para induzir os eleitores. Ele apontou nominalmente o Ibope e disse ter documentos e provas capazes de atestar sua denúncia.

A comissão, na avaliação do senador, seria uma medida preventiva, pois poderia evitar ou reduzir o efeito das pesquisas nas eleições. Rocha explicou que, apesar da criação da CPI ter recebido o apoio de 27 senadores, a instalação do colegiado não aconteceu porque o PMDB, o PSDB e o PFL não indicaram seus representantes.

Citando situação específica, Rocha comentou as últimas eleições em Macapá, capital de seu estado, em 2000, que indicam, segundo comentou, um caso de manipulação dos dados das pesquisas eleitorais. Ele contou que o candidato do PTB, João Papaléo, ocupava a liderança da pesquisa do Ibope publicada pelo jornal Gazeta Mercantil às vésperas do pleito, com 29% das intenções de voto. Pela mesma pesquisa, o candidato pelo PSB, João Rodrigues, contava com 28,2%.

A gravidade do ocorrido, atentou Rocha, deve-se ao fato de a afiliada da Rede Globo no estado, TV Amapá, ter divulgado pesquisa do mesmo instituto (Ibope), na mesma data, com dados totalmente diferentes. Na matéria televisiva, Papaléo estava em segundo lugar, distando 17 pontos percentuais do primeiro colocado, João Rodrigues. Os resultados efetivos, no entanto, informou Rocha, mostraram a vitória de Rodrigues com 36,09% dos votos e Papaléo com 35,74%, portanto com uma diferença de apenas 0,33% entre um e outro.

O senador estranhou que o Ibope receba financiamento do Bank of America, questionando o interesse possível de uma instituição financeira internacional em um contexto político do Brasil. Disse ainda que, geralmente, o Ibope não faz pesquisas nos estados pequenos e que, quando o faz, é na véspera das eleições.

- Eu estarei aqui para testemunhar as reclamações, que certamente ocorrerão, sobre manipulação de pesquisas depois das eleições deste ano. Nós devemos investigar essas situações e somente uma CPI pode cumprir esse objetivo. Não temos que ter medo dos institutos de pesquisa - reforçou Sebastião Rocha, apelando aos líderes para que façam as indicações dos nomes dos senadores que integrarão a comissão.



07/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


ERNANDES QUER REINSTALAR CPI DOS INSTITUTOS DE PESQUISA

ERNANDES AMORIM QUER PARTICIPAR DA CPI DOS INSTITUTOS DE PESQUISA

CPI DOS INSTITUTOS DE PESQUISA JÁ TEM ASSINATURAS NECESSÁRIAS

ADEMIR DEFENDE REINSTALAÇÃO DA CPI DOS INSTITUTOS DE PESQUISA

ADEMIR PROPÕE CPI SOBRE ATUAÇÃO DOS INSTITUTOS DE PESQUISA

ADEMIR ANDRADE PEDE CPI PARA INSTITUTOS DE PESQUISA