Escola Superior de Guerra conclui Curso de Política e Estratégia



Após nove meses de atividades, militares das Forças Armadas e civis concluíram o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro. A capacitação contou, também, com oficiais dos Estados Unidos, Guatemala, Nigéria, Peru e Uruguai. A solenidade de encerramento foi presidida pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, que na ocasião destacou a importância do tema para a nação. 

“O fato de termos uma Estratégia Nacional de Defesa (END), um Livro Branco e uma Política de Defesa Nacional nos mostra que esse assunto deve ser da sociedade como um todo. E é dentro da democracia que queremos que o País entenda isso.”

Chamados um a um por seus nomes, os estagiários receberam dos familiares o distintivo do curso – que no caso dos militares é incorporado à farda. Em seguida, houve a inauguração da placa da turma do CAEPE 2013, chamada de “Força Brasil”.   

No evento, que ocorreu na última sexta-feira (06), o comandante da ESG, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, afirmou que na Escola “profissionais interagem em um ambiente acadêmico a fim de encontrar soluções para problemas de defesa”. De acordo com o comandante, “a END é inseparável de uma estratégia de desenvolvimento”. 

O Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia destina-se a preparar civis e militares do Brasil e das nações amigas para o exercício de funções de direção e assessoramento de alto nível na administração pública, em especial na área de Defesa Nacional.

Entre os participantes da capacitação, destacou-se a primeira oficial general das Forças Armadas, almirante Dalva Carvalho Mendes (foto ao lado). 

Estiveram presentes na cerimônia os comandantes da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto; do Exército, general Enzo Martins Peri; e o secretário-geral do Ministério da Defesa, Ari Matos Cardoso.

Fonte:
Ministério da Defesa



09/12/2013 20:59


Artigos Relacionados


Escola Superior de Guerra cria curso inédito sobre defesa na administração federal

Brasília terá Escola Superior de Guerra

MESTRINHO FAZ PALESTRA NA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA

Estagiários da Escola Superior de Guerra conhecem programas do Governo Covas

Aprovado na CRE voto de louvor pelos 60 anos da Escola Superior de Guerra

Curso: Escola Superior do Ministério Público está com inscrições abertas para Direito Penal