Escola Superior de Guerra cria curso inédito sobre defesa na administração federal



Com o objetivo de incentivar o estudo de assuntos da Defesa nos escalões da administração pública, no meio militar e junto aos setores empresariais e acadêmicos, a Escola Superior de Guerra (ESG) realizará o primeiro Curso Superior de Política e Estratégia (1° CSUPE), com duração de dois meses. A aula inaugural do curso será proferida pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, às 15h de terça-feira (20), em Brasília. O curso terminará no dia 18 de novembro.

O programa de estudo é inédito e envolve, entre outros assuntos, questões orçamentárias, proteção da fronteira, necessidades de novos equipamentos e influência do cenário político internacional no ambiente interno do País.

Para que o curso atenda a seus objetivos, a ESG selecionou, entre cerca de100 candidatos, 41 representantes da área civil e 13 da área militar, pertencentes a 28 diferentes órgãos de governo. Eles cumprirão uma carga horária de 57 horas de painéis e palestras, a serem conduzidos por integrantes do próprio Ministério da Defesa, além de conferencistas dos ministérios das Relações Exteriores, Orçamento e Gestão, Ciência, Tecnologia e Inovação, Meio Ambiente, Secretaria de Assuntos Estratégicos, Polícia Federal, Receita Federal, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pesquisadores e empresários da indústria de defesa.

Além de exposições teóricas conceituais, uma parte do 1º CSUPE será destinada a visitas.  Nelas os participantes irão conhecer o Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército e o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro, centros de excelência em suas respectivas áreas de atuação.

A solenidade oficial de abertura e a apresentação dos estagiários ao comandante da ESG serão realizadas nesta terça-feira, às 14h.

 

Fonte:
Ministério da Defesa



19/09/2011 13:02


Artigos Relacionados


Escola Superior de Guerra conclui Curso de Política e Estratégia

USP cria curso de graduação inédito na América Latina

USP cria curso de graduação inédito na América Latina

Brasília terá Escola Superior de Guerra

MESTRINHO FAZ PALESTRA NA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA

Estagiários da Escola Superior de Guerra conhecem programas do Governo Covas