Escolas do Amazonas testarão mapa geográfico para deficientes visuais
O mapa foi desenvolvido em madeira, fibras e materiais extraídos da flora e fauna local
Ampliar a inserção social de alunos com deficiência visual das escolas públicas do Amazonas, bem como valorizar a história e a geografia dos 62 municípios do estado é o objetivo do Mapa Pé-Yara, primeiro mapa tátil exclusivamente amazônico desenvolvido em madeira, fibras e materiais extraídos da flora e fauna local.
A proposta é do Grupo de Pesquisa Psicologia, Educação e Novas Tecnologias (Psicotec), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com incentivos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). O grupo pesquisou sobre os materiais didáticos destinados às pessoas com deficiência visual no estado e verificou que não havia material suficiente para ser trabalhado com o segmento.
O Pé-Yara objetiva contribuir para o aprendizado lúdico sobre cultura, economia e política e sobre os espaços geográficos dos municípios amazonenses, servindo de recurso metodológico aos professores, além de melhorar a inclusão social de alunos com deficiência visual das escolas públicas do estado.
A coordenadora do projeto, a professora da Ufam Cláudia Guerra Monteiro, explica que o mapa será direcionado aos alunos das séries dos ensinos fundamental e médio com deficiência visual ou não, inseridos no sistema público de ensino de Manaus.
O protótipo está em fase de fabricação e se estima que em julho fique pronto. Em seguida, será avaliado nas escolas, onde os alunos irão testar e darão sugestões de melhoria.
- Aberta consulta pública sobre acessibilidade nos serviços de telefonia fixa
- Principais causas da cegueira, catarata e glaucoma são reversíveis
- Pesquisadores apresentam novidades para pessoas com deficiência
17/01/2013 17:59
Artigos Relacionados
Cédulas poderão ter identificação para deficientes visuais
MEC afirma que vai manter aulas para deficientes visuais e auditivos no RJ
Alunos da Etec projetam semáforo para deficientes visuais
Campanha nacional para deficientes visuais é lançada em São Paulo
Governo do Estado apóia portal para deficientes visuais
Conselho Estadual lança portal para deficientes visuais