Escolas onde há mais preconceito apresentam desempenho fraco na Prova Brasil
Uma forte relação entre atitudes de preconceitos no ambiente escolar e desempenho da escola na prova Brasil foi capturada em pesquisa sobre diversidade na educação no país. Divulgada em debate na Comissão de Educação, Cultura e Esportes (CE), realizada essa manhã, a investigação revelou que escolas em que se observaram atitudes mais preconceituosas entre os alunos também apresentaram resultados mais baixos nas avaliações de português e matemática, em 2007.
O pesquisador José Batista de Albuquerque, que coordenou o levantamento, ressaltou que não se pode atribuir uma relação de causa e efeito entre os dois fatores - ou seja, não se poderia sustentar que preconceitos determinam o baixo desempenho. No entanto, ele salientou que os dois problemas andam juntos. Conforme informou, 30% das variações da nota das escolas podem ser explicadas por aspectos relacionados a atitudes, crenças, valores dos atores do ambiente escolar, situação social em que vivem e presença de situações de bullying, de que seriam vítimas alunos, professores e funcionários.
A audiência procurou relacionar as questões sócio-econômicas e as relações étnico-raciais no campo da educação. Esse foi o terceiro painel do seminário Diversidade nas Escolas: Preconceito e Inclusão. Os trabalhos foram coordenados pela presidente da CE, senadora Fátima Cleide (PT-AC).
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04/08/2010
Agência Senado
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