Alvaro Dias comenta estudo que mostra fraco desempenho do governo Lula na evolução da renda do Brasil
Durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva, a evolução da renda do Brasil caracterizou-se pelo fraco desempenho para os padrões históricos do país, muito fraco desempenho quando comparado com outros presidentes e um retrocesso relativo no conjunto da economia mundial. O país também foi fortemente atingido pela crise global em 2009. Essas são as conclusões de estudo realizado pelo economista da Universidade Federal do Rio de Janeiro Reinaldo Gonçalves, cujo resumo foi lido pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR), em Plenário.
O professor da UFRJ comparou que dos 29 presidentes que o Brasil teve desde a proclamação da República, Lula ocupa a 19ª posição quanto ao crescimento da renda. Com relação à participação do Brasil no PIB mundial, usando os dados de paridade de poder de compra, Reinaldo Gonçalves apurou que a participação média do Brasil em 2001-2002 manteve-se a mesma em 2009-2010: 2,90%.
- O que retrata o estudo realizado pelo economista Reinaldo Gonçalves é o oposto do que se pretendeu alardear, quando o governo falava em espetáculo do crescimento. Na realidade, o que houve no Brasil foi o desperdício de oportunidades, quando a economia mundial viveu um grande momento. O mundo todo cresceu de forma significativa e o país desperdiçou a oportunidade de crescer de forma com suas potencialidades econômicas - afirmou Alvaro Dias.
O senador também comentou matéria publicada na edição de terça-feira (9) do jornal O Estado de S. Paulo, com um alerta feito pelo pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Mansueto Almeida: o governo Dilma Rousseff herdou um problema fiscal mais sério do que aquele que motivou um corte de R$ 50,1 bilhões no Orçamento 2011. Segundo o economista, a causa seria a maquiagem das contas de 2010, estratégia que estaria sendo repetida desde 2003.
Em aparte, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) declarou que o Brasil vem mostrando índices "animadores" e continua atraindo capital produtivo e novos investimentos para o país. Ela rebateu que Mansueto Almeida é conhecido por suas posições "neoliberais fiscalistas". Da mesma forma, a parlamentar comentou que Reinaldo Gonçalves sempre teve "uma visão muito crítica" com relação ao governo do PT.
Por sua vez, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) opinou que, em matéria de neoliberalismo, nada supera o governo do PT. Ele lamentou que o partido que está no governo não compartilhe das preocupações que estão sendo levantadas, como o crescimento da inflação, a baixa qualificação da mão-de-obra, a desindustrialização e os gargalos na infraestrutura.
09/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli Salvatti comenta estudo do Ipea sobre melhoria da renda no Brasil
Alvaro Dias vê cenário sombrio para o Brasil no governo Lula
Escolas onde há mais preconceito apresentam desempenho fraco na Prova Brasil
Alvaro Dias contesta Lula e mostra a crise em números
Ideli cita estudo que mostra melhorias ocorridas no país no governo Lula
Alvaro Dias analisa estudo que traçou o Mapa da Violência no Brasil