Escolas públicas do campo vão participar do programa Mais Educação



Estudantes de escolas públicas do campo, que compreendem unidades rurais e de povos da floresta, ribeirinhos, quilombolas, pescadores e assentados da reforma agrária, poderão participar do programa de educação integral Mais Educação.

No campo, a expectativa do Ministério da Educação (MEC) é oferecer, neste ano, educação integral em 5 mil estabelecimentos distribuídos entre municípios dos 26 estados e no Distrito Federal. Segundo Leandro Fialho, coordenador de ações educacionais complementares da Secretaria de Educação Básica (SEB), o ministério pré-selecionou cerca de 14,5 mil escolas do campo.

Segundo Fialho, ao pré-selecionar quase o triplo do número de estabelecimentos que serão atendidos, o ministério levou em consideração dificuldades típicas das escolas do campo, como por exemplo, a distância de centros de atividades culturais, esportivas e de lazer e o reduzido número de estudantes do ensino fundamental matriculados nas unidades. Desse grupo, é esperada a adesão de pelo menos 5 mil unidades.

A tabela das escolas pré-selecionadas também relaciona os municípios e informa o número máximo de alunos que podem ser registrados para atendimento no programa. O coordenador explica que é o número de estudantes cadastrados que determina o valor da verba a ser repassada.

O valor médio do repasse, considerando a menor e a maior escola do programa, é de R$ 37 mil por ano. O recurso será destinado para aquisição de materiais, custeio de atividades e pagamento de transporte e alimentação dos monitores, durante os dez meses de aula.

As escolas pré-selecionadas que aderirem ao programa Mais Educação devem incluir dados cadastrais no Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec). O acesso é feito com senha fornecida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O prazo para a adesão é 15 de fevereiro.

 

Fonte:
MEC



12/01/2012 21:37


Artigos Relacionados


Escolas públicas têm até 27 de abril para aderir ao Programa Mais Educação

Programa de educação musical será implantado em escolas públicas estaduais

Abertas inscrições para programa de esporte em escolas públicas de educação integral

Educação: Novo programa da USP amplia acesso dos alunos de escolas públicas a seus cursos

Educação: ETEs estão entre as dez escolas públicas mais bem colocadas no Enem

Educação: Entre as dez escolas públicas mais bem colocadas no Enem nove são das ETEs