Escolhidos senadores que acompanharão Projeto Jovem Senador



Foram divulgados na quarta-feira (26) os senadores escolhidos para integrar a Comissão do Projeto Jovem Senador de 2014. Esses senadores ficarão responsáveis pelo acompanhamento do projeto e orientação dos chamados jovens senadores.

Foram designados os senadores Casildo Maldaner (PMDB-SC), Maria do Carmo Alves (DEM-SE), Anibal Diniz (PT-AC), Ciro Nogueira (PP-PI), Cristovam Buarque (PDT-DF), Cidinho Santos (PR-MT), Sérgio Petecão (PSD-AC), Paulo Davim (PV-RN), Eduardo Amorim (PSC-SE), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Vicentinho Alves (SDD-TO).

O Jovem Senador é um projeto anual que seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes para vivenciarem o trabalho dos senadores. Podem participar do projeto estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos.

A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. O tema do concurso de redação de 2014 é “Se eu fosse senador...”. Os 27 autores das melhores redações, um para cada unidade da federação, são convidados a vir a Brasília, com todas as despesas pagas, para serem jovens senadores, vivenciando o processo de discussão e elaboração de leis.

A legislatura tem duração de três dias e inicia com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Para participar, as instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação interno entre os alunos e enviar o melhor texto à correspondente Secretaria de Educação até o dia 22 de agosto. A respectiva secretaria selecionará a melhor redação e enviará ao Senado. Outros prêmios também são distribuídos para os alunos e suas escolas.

De 2008 a 2010, houve apenas o concurso de redação. Em 2011, os 27 finalistas passaram a exercer o mandato, em Brasília. Em 2013, o projeto atingiu diretamente 213.268 jovens. O número de escolas participantes do Concurso de Redação do Senado, primeira etapa do projeto, passou de 855 em 2011 para 1.486 em 2013.

A Secretaria Geral da Mesa do Senado e a Secretaria Especial de Comunicação Social, por meio da Secretaria de Relações Públicas, são responsáveis pela organização do programa. A Consultoria Legislativa do Senado também é parceira do projeto. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Secretários de Educação e das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

Conheça algumas sugestões de jovens senadores que já se transformaram em projeto de lei:

PLS 235/2013 - antecipa a inclusão de língua estrangeira para o quarto ano do ensino fundamental.

PLS 438/2012 - estabelece ações para prevenir a violência nas escolas.

PLS 211/2012 – determina avaliação seriada anual para acesso a universidades federais.

PLS 439/2012 – proíbe o uso de sacolas plásticas no comércio.

Outros projetos



27/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidência designa senadores que acompanharão Projeto Jovem Senador

Lançado ‘site’ do projeto Jovem Senador

Inaugurada exposição do Projeto Jovem Senador

Paulo Davim destaca contribuições de projeto Jovem Senador

Mostra expõe redações vencedoras do projeto Jovem Senador

Davim destaca valor pedagógico do Projeto Jovem Senador