Davim destaca valor pedagógico do Projeto Jovem Senador
O senador Paulo Davim (PV-RN) ressaltou a importância do Projeto Jovem Senador para o Parlamento e para a sociedade brasileira. Como presidente da Comissão Jovem Senador deste ano, ele parabenizou os 27 estudantes, dos estados e do Distrito Federal, que tomaram posse hoje no Senado para um mandato de três dias como jovens senadores.
Paulo Davim apontou o valor pedagógico do projeto pela oportunidade de mostrar aos jovens a importância do Parlamento para a democracia no país.
- É um projeto que aproxima o Senado da sociedade e que aproxima o jovem do Parlamento. E é um projeto que tem um poder de capilaridade muito grande, porque chegam aqui, para tomar posse, jovens de municípios do interior do Brasil - salientou.
O Projeto Jovem Senador proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.
Um estudante de cada estado é selecionado, anualmente, por meio de um concurso de redação, realizado com apoio das secretarias estaduais de educação. A seleção é feita em sequência: nas escolas, nos municípios e, finalmente, nos estados.
Os alunos vêm à Brasília, onde exercem, durante três dias, um mandato simulado, com a apresentação e votação de projetos. Eles usam a estrutura do Senado e contam com o assessoramento de técnicos e consultores da Casa. Os projetos são encaminhados à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e podem vir a tramitar efetivamente no Congresso, se forem encampados por algum senador. Atualmente, 16 projetos em tramitação foram propostos por jovens senadores.
18/11/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Davim destaca contribuições de projeto Jovem Senador
Davim destaca impacto do programa Jovem Senador para estudantes e parlamentares
Paulo Davim ressalta importância do projeto Jovem Senador
Lançado ‘site’ do projeto Jovem Senador
Inaugurada exposição do Projeto Jovem Senador
Paulo Davim apresenta projeto que destina 15% do valor das multas para atendimento às vítimas de trânsito