Especial D.O.: Informatização aprimora atendimento da maior farmácia de alto custo do Estado



Sistema tornou mais ágeis os procedimentos no PAM Várzea do Carmo e está em funcionamento também nos outros postos da capital e alguns do interior

A maior farmácia de medicamentos de alto custo do Estado, localizada no Posto de Atendimento Médico (PAM) Várzea do Carmo, reduziu, em média, de 20 dias para 20 minutos, o tempo necessário para a entrega de remédios. A mudança começou no mês de maio, pelo emprego da informatização do seu sistema de atendimento. No local, são atendidos cerca de 25 mil pacientes por mês, que recebem gratuitamente medicamentos para doenças crônicas e raras. A melhora no atendimento foi possível depois da instalação de 12 computadores, equipados com o sistema Medex - programa que permite o cadastramento e o cruzamento dos dados referentes aos pacientes e aos medicamentos. "Antes o controle era manual, com fichas de papel, e demandava muito tempo", informa o diretor do PAM Várzea do Carmo, doutor Alcebíades Felix Filho. Agora, o método de liberação dos remédios e o fornecimento de formulários próprios, como a Solicitação de Medicamentos Excepcionais e a Autorização de Procedimento de Alta Complexidade (Apac), são realizados eletronicamente.

De acordo com o diretor, é necessário controle rigoroso para administrar a distribuição de 160 tipos diferentes de medicamentos, recomendados para o tratamento de diversos tipos de patologia. Os mais requisitados são os utilizados na terapêutica de câncer de mama e de próstata. São distribuídos também remédios utilizados nos cuidados com osteoporose, colesterol e triglicérides, esquizofrenia, mal de Alzheimer, epilepsia, anemia, problemas hormonais, baixa da resistência, hepatite C, asma, fibrose cística, entre outras.

Qualquer pessoa pode ter acesso aos remédios distribuídos pela farmácia de alto custo, desde que tenha prescrição médica em relatório padronizado e exames que comprovem a patologia. É necessária a apresentação de RG e comprovante de residência, para a entrada da solicitação. As autorizações para a retirada são renovadas a cada três meses, conforme critério estabelecido para o controle médico.Estrutura - A farmácia de alto custo do PAM Várzea do Carmo está estruturada em duas divisões: uma dirigida ao setor de oncologia, com cerca de 6 mil pacientes cadastrados, e a outra direcionada à distribuição de medicamentos indicados para outras especialidades. O atendimento é das 7 às 17 horas, em duas etapas: Na primeira, ocorre a identificação e verificação de documentos, entre outros procedimentos relativos à solicitação, enquanto na segunda se dá a entrega dos remédios. O funcionamento é organizado pelo sistema de senhas eletrônicas, que possibilita a distribuição da demanda conforme o tipo de procedimento (cadastramento, retorno, etc.), para torná-lo mais rápido.

O paciente é recebido no balcão de triagem, onde é feita a verificação dos documentos. Em seguida, é encaminhado para a divisão ao lado, onde estão os guichês de dispensação. Neles, o atendimento é acompanhado por um auxiliar de farmácia, responsável pela identificação dos medicamentos. A liberação é feita por médicos autorizadores.

Há duas câmeras frias, capacitadas para o armazenamento de 40 mil litros cada, e uma área de 100 metros quadrados em temperatura ambiente. Três câmaras garantem o seu monitoramento em tempo integral. Além dos medicamentos em embalagens originais, são distribuídos itens separados em unidades, devidamente acondicionados, para atender às solicitações em conformidade com a prescrição mensal. A utilização do sistema Medex permite a baixa automática dos itens em estoque a cada saída.

De acordo com o gerente da farmácia, André Henriques, o software facilitou muito o controle, "que precisa ser extremamente rigoroso". O médico resume as vantagens no atendimento: "Agora podemos cadastrar o paciente e liberar o seu medicamento no mesmo dia, o que antes era inviável. Também conseguimos organizar melhor o atendimento, distribuindo os guichês para cada tipo de necessidade, além de diminuir, consideravelmente, o tempo de espera em cada fila".Rapidez - Antonio de Almeida considera que a melhora, após a informatização, foi de 80%. Freqüenta a farmácia há três anos para retirada de dois tipos de remédios para o tratamento da filha, que sofre de esclerose múltipla. Segundo Almeida, antes tinha de sair bem cedo de casa para conseguir ser atendido mais rapidamente, agora pode sair no horário normal. Ressalta ainda a importância do serviço, relatando que a medicação é cara e, se não fosse a possibilidade de retirá-la gratuitamente, não poderia adquiri-la. "Graças ao tratamento, minha filha pôde voltar a andar", comemora.

Arlete Pereira dos Santos retira no local os hormônios utilizados pela sobrinha na terapêutica de uma disfunção no crescimento. Afirma que logo após a mudança chegou a ser atendida em 5 minutos. "Hoje, que está um pouco mais cheio, levou 20 minutos", diz. Armelinda Terenci Bozzo, que recebe há um ano o medicamento Endronax para a irmã (vítima de trincadura na coluna) diz que nunca achou o tempo de espera longo, mas que realmente ficou mais rápido. Transferida de outra farmácia de medicamentos de alto custo para a da Várzea do Carmo, Salwa Bacri lembra que chegava a aguardar quatro horas na anterior para ser atendida. Para ela, o novo sistema é bem

09/08/2006


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