Especial D.O.: Mais cidades receberão o Curso de Melhoria do Atendimento ao cidadão
Servidores públicos da capital e do interior podem participar do treinamento oferecido pela Fundap e pela Casa Civil
Mais de 24 mil funcionários da administração estadual participaram do Curso de Melhoria da Qualidade do Atendimento ao Cidadão, oferecido pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e pela Casa Civil. O objetivo é disseminar diretrizes do modelo de atendimento, como ética, qualidade e acesso à informação. O curso está sendo realizado simultaneamente na capital, na sede da Fundap, e em 33 cidades do interior do Estado, em parceria com a Polícia Militar. Os municípios de Barueri, Bragança Paulista, Caraguatatuba, Guarujá, Jaú, São Caetano do Sul e São Carlos foram incluídos na programação do segundo semestre. Com carga total de 16 horas, é ministrado em dois dias consecutivos. No primeiro, os alunos discutem a situação atual do atendimento ao cidadão nos serviços públicos e o novo padrão de tratamento, que o coloca o cidadão em primeiro lugar. No segundo, estudam as habilidades e atitudes para executar o novo padrão e como organizar o trabalho e a prestação dos serviços.
“Gosto muito do que faço e quero me aprimorar para atender melhor a todos os pacientes. O curso está ótimo, queria que durasse mais de dois dias. Sou apaixonada por trabalhar com o público”, declarou Maria Nilce Nascimento Costa, atendente da Diretoria de Saúde de Santo André. Para a soldado PM Fernanda Silva, o treinamento foi valioso porque poderá ajudar na realização de seu trabalho. Ela ressaltou que a troca de experiências com profissionais de outras áreas foi válida porque teve a oportunidade de conhecer como é o trabalho dessas pessoas.
A quem se destina
Serão treinados servidores públicos que desempenham funções de atendimento direto ao cidadão, acolhem e prestam as primeiras informações e orientam cada um na porta de entrada, na recepção, no balcão ou no guichê dos estabelecimentos públicos estaduais. Da Secretaria da Educação, por exemplo, podem participar o secretário de escola, os agentes de organização escolar, de serviços escolares, administrativo e o oficial administrativo. Da Saúde, os agentes administrativos, de saúde, o atendente de consultório dentário, o auxiliar de serviços, o oficial administrativo e a recepcionista. Será conferido certificado de participação ao aluno que comparecer a 100% das atividades.
SERVIÇO
Inscrições devem ser realizadas pelos órgãos setoriais e sub-setoriais de recursos humanos das secretarias. O setor responsável pelo acompanhamento desse processo é a Unidade Central de Recursos Humanos. Sistema informatizado de gerenciamento dos cursos está disponível para efetuar a inscrição no sitehttp://capacitacao.fundap.sp.gov.br – Informações, pelos tels. (11) 3066-5660 e 3066-5673, ou no e-mail [email protected].
07/26/2006
Artigos Relacionados
Especial do D.O.: Curso prepara gestores estaduais para melhorar atendimento público ao cidadão
Especial do D.O.: Instituto de Botânica dá curso para melhoria do meio ambiente
Mais 34 cidades históricas receberão sinalização turística
Mais de 70 mil indígenas do MS receberão atendimento odontológico
Mais de 80 cidades receberão recursos para construir creches e quadras
Cidades-sede receberão mais de R$ 190 milhões para aprimorarem estrutura turística