Especial do D.O.: Curso prepara gestores estaduais para melhorar atendimento público ao cidadão
Curso realizado na sede da Fundap, na capital e, simultaneamente, com a parceria da PM, em 15 cidades do interior
A Casa Civil e a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) estão oferecendo, desde 2004, cursos para promover a melhoria da qualidade do atendimento ao cidadão. Mais de 24 mil servidores foram capacitados, na capital e no interior.
Considerando que as equipes desempenham papel fundamental para o bom atendimento e que não há grupos sem líderes, o curso de Gestão do Atendimento procura fornecer instrumentos e informações relevantes para o gestor, os dirigentes do processo de atendimento ao cidadão dos órgãos públicos estaduais da administração direta.
Ao término do aprendizado, o participante pode compreender a importância do trabalho do supervisor como elemento de ligação entre a organização e o cidadão e como agente estrategista da linha de ação do atendimento na organização.
O supervisor é, também, o facilitador de condições de trabalho adequadas ao bom atendimento e de boas relações interpessoais, buscando o aperfeiçoamento da qualidade de vida no trabalho. O treinamento considera os objetivos do modelo de gestão direcionado ao relacionamento com o cidadão e as diretrizes da Lei Estadual nº 10.294, que estabelece normas básicas de proteção e defesa do usuário dos serviços públicos prestados pelo Estado de São Paulo.
Com duração de dois dias e jornada de 16 horas-aula, o curso foi desenhado para os gestores das organizações públicas estaduais, responsáveis pelo atendimento ao cidadão e que possuam subordinados. Para quem comparecer em 100% das atividades, será concedido certificado de participação do aluno.
O ensinamento é realizado na sede da Fundap, na capital e, simultaneamente, com a parceria da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em 15 cidades do interior: Andradina, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.
As inscrições (capital e interior) estão abertas e devem ser realizadas pelos setoriais e subsetoriais de RH das secretarias. O órgão responsável pelo acompanhamento desse processo é a Unidade Central de Recursos Humanos. Sistema informatizado de gerenciamento dos cursos está disponível no site http://capacitacao.fundap.sp.gov.br. Informações, pelos telefones (11) 3066-5660 ou (11) 3066-5673 e pelo e-mail [email protected].
Curso-piloto - Para garantir a eficácia do treinamento, supervisores de equipes de atendimento de órgãos estaduais da administração direta participaram de curso-piloto no final do ano passado. Para Judson Marques, supervisor de internação do Incor, foi muito útil: "Ensina como lidar com o cidadão tanto na abordagem ao paciente como nas mudanças no comportamento e no modo de agir. Com o curso, pretendo aprimorar a minha capacidade de liderança". Sandra Meneghetti, assessora do diretor da Escola de Administração Penitenciária também ficou satisfeita. Acredita que é uma excelente oportunidade de valorizar a função do servidor público como agente participante da comunidade.
"Para os supervisores, enfatizamos a qualidade de vida do servidor no trabalho. Buscamos debater como prestar um serviço de qualidade com ambiente de qualidade", analisa Márcia Angare Pereira, coordenadora do Projeto de Melhoria da Qualidade do Atendimento ao Cidadão. Carmem Lucia Batista, diretora do Núcleo de Documentação e Informação da Secretaria da Fazenda, planeja repassar o que aprendeu aos seus subordinados: "O desafio agora é fazer o servidor refletir sobre a atividade que executa, que faz parte de um sistema maior. Gostei bastante do módulo de qualidade de vida, pois é uma preocupação que todos os gerentes devem ter".
Os organizadores verificaram os resultados obtidos no curso-piloto, que teve a presença de 32 alunos. A maioria já havia feito o curso de Melhoria na Qualidade do Atendimento ao Cidadão. Além de supervisores, professores participaram do curso-piloto na sede da Fundap.
O objetivo foi avaliar o conteúdo do treinamento, aprimorando e adaptando as aulas, quando necessário. Para a consultora da Fundap, Maria Altina Pereira Teixeira, o supervisor deve perceber que passa muito mais tempo trabalhando e estudando do que em contato com a família. Assim, precisa buscar mais qualidade de vida no trabalho. "O trabalho é o principal parâmetro de formação da individualidade. Muitos pensam que é a família, mas não é. Procuro aplicar os conceitos do curso com base na experiência deles", explica Maria Altina, que ministrou o módulo sobre qualidade de vida no trabalho no curso-piloto.
Regi
07/24/2006
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