ESPECIAL / IPEA mostra avanço das ações sociais das empresas no Brasil
A pesquisadora do IPEA, Nathalie Beghin, formada pela Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica) e uma das coordenadoras da Ação Social das Empresas, diz que o dado de R$ 4,7 bilhões é alto, mas ainda insignificante. "Ele representa apenas 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, o que nos obriga ainda a evoluir muito nesta área". Segundo Beghin, o que é preciso fazer neste momento de ampla mudança nos conceitos e formas de agir das empresas é conceitual. "As iniciativas empresariais, salvo honrosas exceções, ainda estão focadas no campo da filantropia, da caridade, coisas bem diferentes da expressão responsabilidade social. Talvez, se estas políticas fossem melhor direcionadas, seja possível aumentar e melhorar a qualidade dos investimentos sociais das empresas".
Filantropia e ação social
A pesquisadora diz que uma das preocupações das empresas, daqui para a frente, deve ser justamente a de encontrar formas e instrumentos para que essas políticas sejam mais eficazes. Algumas empresas já estão sabendo distingüir perfeitamente a diferença entre ação social e filantropia, mas é preciso evoluir. "Nossa pesquisa mostra também que o percentual das empresas que se preocupa em melhorar a sua imagem no mercado por meio da divulgação de suas ações sociais é muito pequeno. Apenas entre as grandes empresas essa é uma prática comum, mas a maior parte do empresariado ainda age por pura filantropia mesmo. De acordo com o trabalho do IPEA, a maioria do empresariado acha que o benefício é a satisfação pessoal que eles sentem em fazer alguma coisa em favor da comunidade".
Para Beghin, o importante, neste momento, é que muitas empresas brasileiras estão adotando planejamentos estratégicos e se estruturando para suas ações sociais. "Mas temos que crescer ainda mais. O conceito de responsabilidade social tem uma aplicação muito pequena ainda e uma compreensão incipiente do empresariado. As ações sociais estão ainda muito próximas, voltadas para a comunidade que as cerca e sob os olhos do empresário. Isso torna o envolvimento com as ações sociais muito mais pessoal", diz ela.
Informações sobre o III Prêmio de Responsabilidade Social da Assembléia Legislativa do RS no site www.al.rs.gov.br.Ali há um um modelo para facilitar a participação, especialmente das pequenas e médias empresas.
07/20/2002
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