Brasil mostra ações de e-Gov em eventos mundiais de software livre
O Brasil terá participação em dois eventos internacionais sobre uso de softwares de códigos abertos e o desenvolvimento de tecnologias governamentais, que acontecem nesta semana. O primeiro deles é o Open World Fórum 2010, que será realizado em Paris (França), de 30 de setembro a 1º de outubro. Em seguida, será realizado o 1º Seminário Internacional sobre Governo Eletrônico (e-Government), em Seul (Coréia do Sul), de 4 a 10 de setembro.
O País será representado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP). Os técnicos do setor vão mostrar aos mais de 1.500 participantes de 40 países como os investimentos nestas áreas vem transformando o Brasil em referência na América do Sul.
De acordo com a titular da secretaria, Glória Guimarães, o objetivo é criar um ambiente representativo no debate sobre as tecnologias abertas nos cinco continentes. “Nossos especialistas vão levar e trazer experiências sobre o que vem sendo feito de melhor por cada integrante dessas regiões”, explica.
No Open World Fórum haverá um painel específico para discutir os avanços nos Brics, sigla dos quatro países emergentes com maior importância no cenário mundial (Brasil, Rússia, Índia e China). A diretora do Departamento de Integração de Sistema de Informação, Nazaré Bretãs, fará apresentação sobre software público e padronização tecnológica. “É um encontro para identificar novas tendências, desafios e oportunidades para o futuro”, declara. OThe numerous sessions, activities, and events at the Open World Forum bring you Free/Open Source's best: evento é promovido por entidades européias dos setores público e privado.
e-Government
Já em Seul, o debate em torno das novas tecnologias de governo eletrônico (e-Gov) estará focado na transformação e modernização do setor público, onde a diretora da SLTI também participa como moderadora de uma das oficinas. “Este seminário, por sua vez, reunirá altos funcionários e especialistas em TI da Coréia do Sul e da América Latina e Caribe”, explica Nazaré.
Além do intercâmbio de experiências nesta área, os participantes farão visitas a empresas e centros de pesquisas para conhecer projetos voltados às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) desenvolvidos naquele país. Haverá, também, discussões sobre compras públicas e orçamentos digitais.
O tema será acompanhado pela coordenadora do Departamento de Logística e Serviços Gerais da SLTI, Ana Maria Vieira Santos Neto. “As novas tecnologias são indispensáveis para maior eficiência destes serviços na administração pública”, completa.
O seminário é promovido pelo Ministério de Estratégia e Finanças da Coréia, com apoio do Instituto Coreano de Finanças Públicas e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Fonte:
Ministério do Planejamento
29/09/2010 18:18
Artigos Relacionados
Brasil mostra software livre em conferência na Argentina
Conheça projetos e ações que fortalecem o Software Livre
Sarney apóia uso e produção de software livre no Brasil
Brasil apresenta avanços do software livre na África do Sul e Argentina
Congresso internacional de software livre começa dia 18
Seminário discute vantagens do software livre