Especialista analisa técnicas de conservação genética agrícola
Entre os dias 8 e 10 de outubro, o analista de dados do Centro Nacional de Conservação da Flora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (CNCFlora/JBRJ), Daniel Madureza, fez uma visita técnica à Embrapa Tabuleiros Costeiros, localizada em Sergipe.
No seu campo experimental em Itaporanga D’Ajuda, no Litoral Sul Sergipano, a Embrapa Tabuleiros Costeiros possui o maior Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de coqueiro do Brasil. Os BAGs são unidades físicas de conservação de recursos genéticos que contribuem com a pesquisa científica e garantem a conservação das espécies em caso de ameaça nos locais de ocorrência.
Além dos BAGs de coqueiro das variedades gigante e anã, a equipe do Jardim Botânico visitou, ainda, o banco de mangaba, no campo de Itaporanga, e na sede da Unidade, em Aracaju, o BAG de nim, uma árvore de múltiplo uso pertencente à família das meliáceas, de origem provável na Índia e Mianmar.
A ideia, segundo o analista do JBRJ, é adaptar as técnicas de manejo e conservação aplicadas pela Embrapa à conservação e ao melhoramento genético de espécies de uso agrícola e utilizá-las para a proteção de espécies da flora nativa brasileira que se encontram ameaçadas de extinção. Oficialmente, o número de espécies ameaçadas de extinção – seja na categoria ‘Vulnerável’, ‘Em perigo’ ou ‘Criticamente ameaçada’ – desde 2008 é de 472, porém a avaliação de risco de extinção da flora brasileira realizada pelo CNCFlora indica que este número aumentará consideravelmente.
Conservação
Na condição de signatário de acordos internacionais para conservação da biodiversidade, como a Convenção sobre a Diversidade Biológica, firmado na Rio-92, e a Estratégia Global para a Conservação de Plantas (Global Strategy for Plant Conservation, GSPC), de 2002 e 2010, o Brasil tem de atingir metas de conservação da diversidade de sua fauna e flora. Para essas ações, o Ministério do Meio Ambiente, através do JBRJ, recebe recursos internacionais e mantém parcerias com instituições de pesquisa e conservação de outros países.
Uma das formas de proteção que o CNCFlora pretende promover é a conservação dos recursos genéticos na modalidade ex situ, que envolve a manutenção fora do habitat natural das espécies, de uma representatividade da biodiversidade, como no caso dos BAGs de espécies vegetais da Embrapa.
Após a visita guiada aos BAGs, Daniel se reuniu com as pesquisadoras que atuam nestes locais, Semíramis Ramos, Ana Veruska Muniz e Ana Lédo, para discutir detalhes das técnicas de conservação, como protocolos de prospecção, coleta e conservação de acessos das espécies.
“Os passos a partir de agora serão articular, montar e consolidar um grupo de trabalho para se aprofundar na questão, definir as espécies prioritárias a partir da lista atualizada das ameaçadas, montar um plano de ação e implementar e gerir os bancos de germoplasma, incorporando a conservação ex situ no plano maior de conservação da flora brasileira ameaçada de extinção”, explica o analista.
Ele reconhece como imenso o desafio de conservar e proteger espécies ameaçadas num país com uma diversidade vegetal gigantesca como o Brasil e com ameaças crescentes. “Esse contato com a Embrapa nos mostra que, se para promover a conservação de uma espécie o desafio já é grande, imagine para uma grande quantidade, como é o caso das ameaçadas em escala nacional”, admite.
Para Maurenza, a visita foi extremamente produtiva, e pode abrir janelas para estreitar parcerias entre a Embrapa e o CNCFlora. Semíramis Ramos, curadora do BAG do coqueiro, viu no encontro uma excelente oportunidade de conhecer as ações e os desafios das duas instituições e construir parcerias para partilhar conhecimentos e atividades.
Fonte:
Jardim Botânico do Rio de Janeiro
23/10/2013 15:51
Artigos Relacionados
Curso aborda conservação genética de ovinos
Especialista em mudanças climáticas defende atuação de emergentes na conservação ambiental
Advogados precisam de conhecimentos básicos em áreas técnicas de petróleo e mineração, diz especialista
CMA analisa compensação por obras de conservação do solo e recursos hídricos
CAE analisa alterações na política agrícola nacional
CRA analisa projeto sobre endividamento agrícola