Especialista relata conflitos de pais e filhos aos alunos deputados
A deputada Iara Wortmann iniciou dizendo que o evento oportuniza debates aos estudantes que falam sobre a valorização da vida. A deputada lembrou que o Rio Grande do Sul é o estado brasileiro que mais consome drogas, e, na maior parte dos casos o processo inicia com crianças de apenas 10 anos.
A convidada desta edição, Janecy Lopes, afirmou que o melhor caminho para o combate às drogas é a prevenção. Segundo Janecy o processo de iniciação do consumo de entorpecentes pode começar ainda quando bebê. "Quando somos crianças firmamos uma dependência com os pais, principalmente com a mãe. Na adolescência o jovem acha nas drogas um sentimento ilusório de independência", explicou a especialista.
A falta de um diálogo verdadeiro, é relatado por Janecy como um dos principais conflitos entre os jovens e seus responsáveis. Ela entende que se houver uma boa conversação entre as partes, o consumo de qualquer droga, como uma arma de liberdade, fica reduzido. Janecy falou ainda dos conflitos estabelecidos na passagem de uma fase a outra da vida. Essas etapas devem ser trabalhadas pelos pais como um estágio natural na vida de qualquer pessoa. "Os jovens precisam receber dos pais segurança para enfrentar esse processo com naturalidade, para que não haja rebeldia", esclareceu.
08/26/2002
Artigos Relacionados
Geovani Borges relata conflitos na fronteira do Amapá com a Guiana Francesa
Vanessa Grazziotin relata visita de senadores a região de conflitos agrários
Acir Gurgacz relata indícios de participação estrangeira nos conflitos em Jirau
Brasil pode ser primeiro país do mundo a reparar danos a filhos de pais com hanseníase
Dia dos Pais: Educação recomenda 10 dicas para os pais ajudarem os filhos na hora da lição de casa
Capiberibe relata visita a comunidade Guarani-Kaiowá e pede solução urgente para conflitos