Especialistas afirmam que gasolina não será reajustada este ano



Alíquota da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico foi zerada para que o aumento para refinarias não afetasse o consumidor

Em reunião realizada nos últimos dias 10 e 11 de julho, os especialistas que integram o Comitê de Política Monetária (Copom) afirmaram que não haverá reajuste no preço da gasolina este ano.

No último dia 25, o preço da gasolina foi ajustado pela Petrobras em 7,8% para as refinarias. Na ocasião, o aumento não afetou o consumidor final porque o governo, para manter a inflação sob controle, zerou a alíquota da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide).

O comitê também manteve a expectativa de que não haverá aumento dos preços do botijão de gás. No caso das tarifas de telefonia fixa, em 2012, a expectativa é de retração de 1%, em relação a alta de 1,5% prevista anteriormente. Para a eletricidade, a projeção elevou-se para 1,4%.

Para o conjunto de preços administrados por contrato e monitorados, neste ano, a estimativa reduziu-se para 3,6%, em relação os 4% considerados anteriormente. Para 2013, foi mantida a expectativa de 4,5%.

Na última reunião do Copom, a taxa básica de juros, Selic, foi reduzida em 0,5 ponto percentual - para 8% ao ano.


Copom

O comitê foi instituído em junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros. A criação do Copom buscou proporcionar mais transparência e ritual adequado ao processo decisório, a exemplo do que já era adotado por bancos de alguns países, como Estados Unidos e Alemanha.

As decisões do Copom têm como objetivo cumprir as metas para a inflação definidas pelo Conselho Monetário Nacional. Segundo o Decreto nº 3.088/1999, se as metas não forem atingidas, cabe ao presidente do Banco Central divulgar, em Carta Aberta ao Ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, bem como as providências e prazo para o retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos.

Entre as atribuições do comitê está a implementação da política monetária, a definição da meta da Taxa Selic e a análise do Relatório de Inflação.

Leia mais:

Apresentações técnicas de reuniões do Copom são divulgadas

Selic cai para 8% ao ano e bancos públicos reduzem taxas de linha de crédito

Gasolina e diesel sofrerão reajuste nas refinarias, mas preço não sobe nas bombas

 

Fonte:
Agência Brasil
Banco Central





19/07/2012 17:04


Artigos Relacionados


Tarifa do Metrô e CPTM será reajustada em 20 centavos

Especialistas afirmam que aviação regional depende de investimentos em infraestrutura

Milícias atuam na ausência do poder público, afirmam especialistas

Terceirização ‘rouba’ direitos dos trabalhadores, afirmam especialistas e sindicatos

Especialistas afirmam que pirataria está ligada ao crime organizado

Copom estima que não haverá reajuste nos preços da gasolina e do gás este ano