Especialistas sugerem consumo moderado de chocolates na Páscoa



Segundo a Secretaria de Saúde, o ideal é consumir produtos que tenham mais de 70% de cacau

Se no ano inteiro os chocolates já fazem a cabeça (e o estômago) de muita gente, na Páscoa isso acontece ainda mais. Os ovos de chocolate são itens quase obrigatórios principalmente para quem tem criança. Mas o consumo em excesso desse produto tão apreciado pode causar alguns problemas de saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde faz um alerta sobre esses riscos. Para as crianças, o ideal é consumir no máximo 30g por dia. A nutricionista Cristiane Kovacs, do hospital estadual Dante Pazzanese, recomenda chocolates que tenham mais de 70% de cacau, o que representa uma quantidade menor de açúcar e gordura. Além disso, chocolate como essa característica é mais rico em flavanóides, um potente antioxidante. "Alguns estudos mostram que esse chocolate melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos e estimula a produção de serotonina, melhorando o humor."

Para diabéticos, o melhor chocolate é o diet, que não possui açúcar. Mesmo assim, a ingestão deve ser moderada, já que o chocolate diet é mais calórico que o tradicional por ter mais gordura.

Do Portal do Governo do Estado
 

 



04/03/2012


Artigos Relacionados


Ital faz chocolates para a Páscoa

Fiscalização de páscoa do Ipem-SP reprova chocolates

Fiscalização de páscoa do Ipem-SP reprova chocolates

Ipem-SP fiscaliza ovos e chocolates de Páscoa

Ipem reprova 27 lotes de chocolates e pescados na Operação Páscoa

Pesquisa da USP comprova: consumo moderado de café faz bem à saúde