Esporte Nacional ganha laboratório olímpico
O Brasil vai ganhar um laboratório olímpico, em iniciativa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com apoio de R$ 13 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O objetivo é acompanhar e preparar atletas nos moldes do que já é feito pelas potências esportivas mundiais. Além disso, buscam transferir conhecimento aos treinadores e equipes, gerando recursos humanos qualificados para desenvolver o esporte nacional.
“Pela primeira vez no Brasil teremos a área científica pensando exclusivamente no e para o esporte e assim criaremos uma nova cultura na preparação de nossos atletas”, diz Marcus Vinícius Freire, superintendente executivo de esportes do COB. Segundo Freire, o laboratório será a principal referência em Ciências do Esporte da América Latina.
Reunindo 11 áreas - Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Biomecânica, Fisiologia, Bioquímica, Nutrição, Biologia Celular, Genética, Metodologia do Treinamento e Gestão do Conhecimento -, o laboratório olímpico terá sua estrutura central no Complexo Esportivo do Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Há 1.700 m² de área já construída, faltando a aquisição de cerca de 500 equipamentos.
O projeto terá à sua disposição seis áreas laboratoriais, duas piscinas olímpicas, uma piscina de saltos, duas áreas para esportes de combate, um centro de treinamento de força e um auditório, além de uma pista oficial de ciclismo e uma área poliesportiva no Velódromo Municipal anexo. O parque aquático e o velódromo estão cedidos pelo município do Rio de Janeiro ao COB até 2028.
O foco inicial do laboratório olímpico é atuar tendo em vista os dois próximos ciclos olímpicos, entre 2009 e 2016. No primeiro, que vai até 2012, está prevista a realização de programas de avaliações e treinamentos em conjunto com 20 confederações de esportes atendendo a dez modalidades olímpicas. Para o segundo, até 2016, pretende-se atingir 20 modalidades. Segundo Marcus Vinícius, o laboratório já deve estar em pleno funcionamento em 2010.
O acompanhamento do projeto será realizado pela Finep em conjunto com a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, do Ministério do Esporte.
Fonte:
11/03/2010 19:23
Artigos Relacionados
Comitê Olímpico Brasileiro promove o esporte nacional
História do esporte olímpico
Esporte olímpico poderá ter incentivo
Governo de SP apoia esporte olímpico e paralímpico
Memória do Esporte Olímpico Brasileiro divulga resultados
Seguem inscrições para Memória do Esporte Olímpico