Esquadrão Pelicano realiza resgate com óculos de visão noturna



O Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV) realizou em Mato Grosso do Sul no dia 5 de outubro o resgate noturno de uma criança de sete anos com suspeita de fratura no braço, febre e convulsões. A vítima sofreu uma queda na Escola da Aldeia Indígena Uberaba, no Pantanal Sul-Matogrossensse, próximo ao Destacamento Militar de Porto Índio a mais de 500 km de Campo Grande.

Devido à urgência do caso, difícil acesso ao local do acidente e deslocamento terrestre precário, o Esquadrão Pelicano foi acionado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul através do SALVAERO – Curitiba (órgão do Comando da Aeronáutica que coordena o Sistema de Busca e Salvamento na região) para utilização da aeronave H1-H.

A aeronave comandada pela Tenente Malta decolou às 15h, abasteceu em Corumbá, que fica a 450 Km de Campo Grande, e partiu para o Destacamento Militar de Porto Índio às 17:30h, após o pôr do sol. Essa parte da missão foi realizada com o auxílio do NVG (óculos de visão noturna).

"Uma missão visual noturna gera uma carga de trabalho extra na tripulação, pois tem sua visibilidade extremamente reduzida. O NVG complementa de maneira significativa a missão, pois permite aos tripulantes a visualização de referências visuais até a linha do horizonte, já que amplifica a pouca luz existente à noite e faz com que a navegação noturna seja visual e não por instrumentos. Isso permite que façamos aproximações para locais sem balizamento e sem auxílios. Atingindo até localidades mais remotas do Brasil.", garante a Tenente Malta.

Após a estabilização da criança pelo Tenente Médico Lucas Marques Brum, a missão noturna continuou e a vitima foi transportada para Corumbá, onde uma equipe médica da Santa Casa de Misericórdia já a esperava. A criança de sete anos passa bem e em pouco tempo vai poder voltar para casa.

"Treinamos intensamente todos os dias e aguardamos ansiosamente a oportunidade de poder salvar uma vida. Quando isso é possível, o sentimento de dever cumprido é indescritível", finaliza a tenente Malta.

Fonte:
Força Aérea Brasileira



09/10/2013 18:02


Artigos Relacionados


Esquadrão Pelicano realiza transporte aeromédico em MS

Esquadrão Falcão realiza simulações de resgate

Esquadrão Pelicano completa 56 anos salvando vidas

Esquadrão Arara utiliza óculos NVG em pouso noturno

Após 28 anos, esquadrão realiza missões de reabastecimento em voo

Museu do Café realiza visitação noturna