Estádio de Pernambuco para a Copa não terá alambrados separando torcedores do campo



O consórcio responsável pela construção da Arena Pernambuco, que será sede de cinco partidas da Copa do Mundo de 2014, apresentou detalhes do projeto interno do estádio. O empreendimento contará com seis pavimentos e terá a divisão dos assentos nos seguintes setores: aproximadamente 30 mil cadeiras comuns, 11,5 mil cadeiras especiais no modelo Premium, 102 camarotes para 1,6 mil pessoas e 1,9 mil frisas, reunindo grupos de oito pessoas. A capacidade total da arena será de 46 mil espectadores, sendo garantida a visibilidade do campo de qualquer ponto da arquibancada.

Outra novidade do projeto, cujos detalhes foram apresentados na  segunda-feira (23), é a ausência de fossos e alambrados, aproximando os torcedores do palco de jogo. O estádio terá dois telões de LED em alta resolução instalados nos cantos sudoeste e nordeste e sistema de som e iluminação.

A Arena Pernambuco encerrou 2011 com 30% das obras concluídas, segundo informações da construtora responsável. Com 2.115 funcionários trabalhando em turnos diurno e noturno, o objetivo é entregar a arena a tempo da Copa das Confederações, que será realizada em junho de 2013. O número de funcionários deve chegar a 2,5 mil entre fevereiro e março deste ano. A previsão de finalização do estádio é em dezembro de 2012.

Acesso

Atendendo aos padrões internacionais de acessibilidade, a entrada do público poderá ser distribuída entre as 20 opções no térreo do estádio, com rampas de acesso ao pavimento inferior ou ao terceiro e último andares. Já as áreas VIPs terão acesso direto por elevadores e escadas rolantes aos estacionamentos cobertos, situados nos dois subsolos. Seguindo também as recomendações da Fifa, haverá diversos locais de convivência, como lounges, bares e restaurantes.

Os camarotes contarão com atendimento de garçons. Haverá uma estrutura de 42 bares com 367 pontos de venda em todos os setores. Durante os eventos, a central de comando e controle fará o monitoramento de todo o ambiente interno e no entorno. Com o apoio de câmeras, os agentes de segurança manterão o bem-estar do público em todos os setores.

No fim da partida, a dispersão acontecerá em apenas oito minutos, atendendo ao padrão da Fifa, que recomenda a saída em até 12 minutos. E os espectadores poderão seguir em segurança para os terminais de transporte público, localizados a menos de dois quilômetros da arena, ou para os estacionamentos com oferta de 4,7 mil vagas, sendo cerca de 800 cobertas, entre veículos, moto e deficientes.

Depois da Copa, a Arena poderá receber shows, convenções e outros eventos. O complexo terá praças de alimentação, restaurantes, shopping, museu, cinemas, teatro e centro de convenções. Localizada em São Lourenço da Mata, região metropolitana do Recife, a arena será rodeada por um novo bairro e ficará localizada a 19 km do Marco Zero da capital pernambucana.

 

Fonte:
Portal da Copa

 



24/01/2012 14:49


Artigos Relacionados


BNDES aprova R$ 280 milhões para a construção do estádio da Copa em Pernambuco

Violência no estádio: Osmar Dias defende os torcedores do Coritiba de generalizações

César Borges pede voto de pesar pela morte de torcedores baianos no estádio da Fonte Nova

Manaus prepara guia para receber torcedores na Copa

Fifa alerta torcedores sobre compra de ingressos para a Copa

Obras do estádio Arena Pernambuco completam 43% de conclusão