Estádio Nacional de Brasília será modelo de arena multiuso



A arena será administrada por uma empresa especializada em entretenimento para garantir uma agenda intensa de eventos

O palco do ponta pé inicial da Copa das Confederações 2013 recebeu na última terça-feira (25), a visita do ministro do Turismo, Gastão Vieira. Convidado pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, Vieira elogiou a obra e afirmou que a arena esportiva pode se transformar em exemplo de equipamento multiuso para o País pela localização estratégica no centro da cidade.


“A obra está adiantada e tem um amplo potencial para aumentar o fluxo turístico da capital”, comentou Gastão Vieira. De acordo com o governo do Distrito Federal, a arena será administrada por uma empresa especializada em entretenimento para garantir uma agenda intensa de eventos.

A construção do Estádio Nacional emprega atualmente 4 mil trabalhadores e está dentro do cronograma pré-estabelecido, com 72% da execução finalizada. A conclusão está prevista para março de 2013, quando o local estará pronto para atender a 71 mil torcedores. 
O estádio de Brasília tem se destacado pela implementação de conceitos sustentáveis, como a reutilização da água das chuvas para irrigação do gramado e vasos sanitários, captação de energia solar e sistema de ventilação natural, com uso reduzido de ar-condicionado.

Ações Sustentáveis

Os representantes das 12 sedes da Copa do Mundo da FIFA 2014 apresentaram em Brasília, 22 iniciativas que procuram garantir legados sustentáveis. São soluções de infraestrutura que podem ser aproveitadas e reproduzidas em cidades que não vão receber jogos do Mundial.

O seminário Copa 2014: Oportunidades para Sustentabilidade Urbana, organizado pelo Ministério do Esporte em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), aconteceu entre os dias 12 e 13 de setembro na capital federal.

Estudos de caso, apresentados pelas cidades sedes da copa, mostraram critérios que abordam, por exemplo, propostas de revitalização urbana, melhoria das condições de tráfego, redução na emissão de gases de efeito estufa e formas eficientes de uso da energia.

Certificação Ambiental

As 12 arenas da Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) Brasil 2014 terão ainda Certificação Ambiental. O modelo foi voluntariamente adotado pelo País e será usado pela entidade internacional do futebol como critério para a construção dos estádios dos mundiais de 2018, na Rússia e 2022, no Catar.

Leia mais:

Réplica do tatu-bola está em Brasília/DF

Obras em 13 aeroportos avançam para a Copa 2014

Programa de Voluntários da Copa 2014 recebeu mais de 130 mil inscrições

Investimentos em turismo para Copa 2014 serão de R$ 212,47 milhões

Material didático irá qualificar taxistas sobre atendimento ao turista

Portal da Transparência da Copa do Mundo 2014 tem nova versão

 

Fonte:
Ministério do Turismo

Portal Brasil



26/09/2012 15:04


Artigos Relacionados


Estádio Nacional de Brasília será entregue no dia 21 de abril

Perfil multiuso já é uma realidade no estádio de Natal

Estádio do Atlético Paranaense terá ginásio multiuso

Arena Multiuso de Florianópolis deverá ser entregue em julho de 2013

Senadores vistoriam Estádio Nacional de Brasília

Estádio de Brasília será inaugurado dia 21 de abril