Perfil multiuso já é uma realidade no estádio de Natal



Mais do que apenas um conceito, a expressão multiuso já se aplica à gestão da Arena das Dunas antes mesmo da inauguração do palco do Rio Grande do Norte para quatro jogos da Copa do Mundo.

Em campo, as duas principais equipes do estado, o ABC e o América-RN, já firmaram contrato para mandar jogos no estádio em partidas do estadual e da Série B do Campeonato Brasileiro. Fora das quatro linhas, o projeto previu dois acessos especiais ao interior do estádio, com dez metros de altura, para garantir a entrada de carretas usadas em montagens de palcos.

A localização privilegiada, na área central da cidade, permite uma utilização mais frequente dos camarotes e a criação de espaços comerciais. O estádio fica a 13 quilômetros do aeroporto Augusto Severo, a 5 quilômetros da entrada de Natal e a 11 quilômetros da Via Costeira, local que abriga boa parte da rede hoteleira. A estrutura interna inclui sala de conferência, espaço de mídia, lounges, auditório para 250 pessoas e pontos para escritórios.

“No pós-Copa a gente pode fazer uma área comercial entre os acessos, além de shows e eventos. Já temos feiras agendadas para 2014. Parte do estacionamento pode ser usada para montar estandes. Todo o planejamento foi dimensionado para ser multiuso. Pensamos em tudo para ter movimento o ano todo”, disse Charles Maia, diretor da Arena das Dunas.

“A gente vai operar a arena por 20 anos e nosso objetivo é torná-la rentável”, resumiu, em referência ao fato de que o projeto é resultado de uma Parceria Público Privada (PPP) entre o governo do Rio Grande do Norte e a Arena das Dunas.

Acessos e características
São dois os principais pontos de chegada à arena. Um pela avenida Prudente de Moraes e outro pela Salgado Filho. O torcedor entra no estádio por um dos 21 acessos. São 18 escadas e três rampas adaptadas. Para chegar aos camarotes há elevadores.

Com uma área construída que supera os 77 mil metros quadrados, a Arena das Dunas é dividida em quatro setores e ocupa 271 metros de comprimento e 248 metros de largura. Dependendo do lado, são três ou quatro pavimentos.

Da praça de acesso ao topo da cobertura são 47,11 metros de altura. Do gramado até o ponto mais alto da cobertura, são 50,50m. Com capacidade para 42 mil torcedores durante a Copa, o estádio será redimensionado no pós-evento para 31.375 torcedores.

Fonte:
Portal da Copa



22/01/2014 15:49


Artigos Relacionados


Estádio do Atlético Paranaense terá ginásio multiuso

Estádio Nacional de Brasília será modelo de arena multiuso

Estádio em Natal movimenta turismo na região

Natal: sustentabilidade está presente em obras de estádio

Estádio de Natal recebe cuidados especiais com gramado

Operários que trabalham no estádio de Natal (RN) recebem aulas de alfabetização