Estado aumenta o número de trens para atender a população paulista



Serão comprados 12 novos trens que irão circular na Linha C (Osasco-Jurubatuba) da CPTM

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta terça-feira, dia 14, autorização a compra de mais 12 novos trens para a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Os trens serão fabricados pela Alston do Brasil e devem começar a ser entregues em 16 meses.

Cada uma das 12 composições tem quatro vagões, totalizando 48 novos carros que circularão na Linha C, que atualmente vai de Osasco até Jurubatuba.

Os novos trens serão fabricados pelo consórcio Cofesbra (Consórcio Ferroviário Espanha/Brasil) integrado pela CAF (Construcciones Y Auxiliar de Ferrocarriles - Espanha), Alstom (França) e Bombardier (Canadá). O prazo de entrega das unidades é de 24 meses com investimento total de R$ 223,5 milhões. "Cada carro vai custar 1,5 milhão de euros", afirmou Alckmin.

Os vagões terão ar condicionado, bancos anatômicos, som ambiente, vidros com proteção aos raios ultravioleta, indicação luminosa e sonora de abertura e fechamento de portas, monitoramento de falhas computadorizado e freios dinâmicos.

Com a entrega das novas composições e a conclusão das demais implementações no sistema, haverá um aumento do número de pessoas transportadas. Estima-se um crescimento da demanda diária dos atuais 90 mil usuários para 230 mil, na Linha C.

Hoje, o percurso entre Osasco e Jurubatuba é atendido por 10 trens da série 3.000 (Siemens), fabricados na Alemanha, e outras seis unidades, da série 2.100, reformados na Espanha pela RENFE.

O governador enfatizou que cerca de 200 vagões estão sendo reformados ou remobilizados (carros que estavam parados, quase sucata, que são completamente recuperados).

"São Paulo é a 3ª maior cidade do mundo. Tem 11 milhões de habitantes. É mais do que Portugal. E é uma das mais motorizadas do

02/14/2006


Artigos Relacionados


Transporte: Melhoria no sistema de trens da CPTM aumenta número de usuários

Banco do Povo Paulista aumenta número de empréstimos em 38%

SP aumenta número de leitos para dependentes químicos no Estado

Vieira diz que BM deixa de atender população para cuidar da Febem

Defensoria Pública faz mutirão para atender população de baixa renda

EMTU recebe propostas para trens no Litoral Paulista