Estado de São Paulo amplia oferta de programas habitacionais
Programas garantem que a construção de moradias para a população de baixa renda possa convergir com políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida
A Secretaria da Habitação, em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), tem ampliado a oferta de programas habitacionais, com o objetivo de cumprir sua principal missão: a construção de novas moradias. Somente as iniciativas coordenadas pela CDHU entregaram, entre janeiro de 2011 e junho de 2013, 27.875 novas moradias.
- Siga o Governo do Estado no Twitter, Facebook e veja fotos no Flickr
Os novos empreendimentos têm utilizado inovações tecnológicas e acessibilidade, principalmente para idosos e pessoas portadoras de deficiência. Conheça os principais programas da Secretaria da Habitação:
Cidade Legal
O programa busca acelerar e desburocratizar o processo de regularização e averbação de unidades habitacionais. Cabe a Secretaria de Habitação oferecer apoio técnico às prefeituras para regularizar parcelamentos do solo e de núcleos habitacionais, públicos ou privados, para fins residenciais.
Conheça outros programas habitacionais da CDHU
Até o momento, já foram regularizados 894 núcleos, totalizando 134.669 moradias.
Moradia Rural
O Moradia Rural foi desenvolvido para famílias de trabalhadores ligadas à atividade rural, residentes na área rural ou urbana dos municípios. As moradias são construídas em regime de mutirão, em lotes rurais ou conjuntos habitacionais. A CDHU repassa à prefeitura os recursos para a construção de moradias e atua em parceria com o Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) para a localização de lotes.
Programa Especial de Melhorias (PEM)
O Programa de Melhorias Habitacionais e Urbanas promove obras de infraestrutura, reformas, ampliações e estímulo à implantação de serviços públicos e ações de inclusão social em bairros degradados e conjuntos habitacionais. O programa é destinado a famílias com renda de 1 a 5 salários mínimos.
Em 2012, o PEM investiu mais de R$ 23 milhões. Neste ano, a pasta pretende firmar novos convênios com as prefeituras, que devem somar R$ 40 milhões.
Do Portal do Governo do Estado
11/12/2013
Artigos Relacionados
Estado de São Paulo amplia oferta de programas habitacionais
SP amplia oferta de programas habitacionais
Paulo Bauer defende sanção integral do projeto que amplia oferta de bolsas do Pronatec
Parceria entre Via Rápida e Centro Paula Souza amplia oferta de cursos em todo o Estado
Conheça os principais programas habitacionais da CDHU
Conheça os principais programas habitacionais da CDHU