Estado entrega trecho norte do complexo Jacu Pêssego
Nova ligação viária alivia trânsito na zona leste da região metropolitana da capital
Os motoristas ganharam nesta sexta-feira, 27, uma obra rodoviária crucial para aliviar o fluxo de trânsito na zona leste da região metropolitana de São Paulo. Trata-se do trecho norte do Complexo Viário Jacu Pêssego, sistema que liga a capital paulista ao ABCD, Mauá e Guarulhos e às rodovias Dutra e Ayrton Senna.
"Inauguramos hoje mais uma etapa decisiva da Jacu Pêssego, o acesso à rodovia Ayrton Senna. Isso significa uma enorme mobilidade para os moradores da região, sem engarrafamentos", disse o governador José Serra nesta tarde, ao lado dos secretários Mauro Arce (Transportes), Francisco Vidal Luna (Economia e Planejamento) e Aloysio Nunes Ferreira (Casa Civil). "Essa era uma obra da prefeitura com aportes do orçamento federal, mas incluímos o Governo do Estado, que agora se encarrega da maior parte dos custos", completou o governador. O viaduto sobre o rio Tietê ganhou o nome de Aurélio Batista Félix, uma homenagem ao empresário criador da Fórmula Truck falecido em março deste ano.
Agora os motoristas que deixam a Avenida Jacu Pêssego podem acessar a Ayrton Senna tanto no sentido Rio de Janeiro como rumo ao centro da capital. Para tanto foram investidos R$ 368 milhões (sendo R$ 185 milhões do Tesouro do Estado, R$ 119 milhões da prefeitura da capital e R$ 64 milhões da União) na construção de pontes, viadutos, sinalização, pórticos, defensas e iluminação, além de um prolongamento entre a Avenida Frei Fidelis Mota (no final da rua Dr. Assis Ribeiro) e a rodovia Ayrton Senna (SP-070).
O Complexo Jacu Pêssego traz um importante impulso para o desenvolvimento da zona leste de São Paulo ao fazer a conexão com pólos industriais dos municípios vizinhos. "Isso vai gerar emprego aqui na região, porque vai ligar Guarulhos ao ABC", exemplificou Serra. Além da proximidade do Aeroporto Internacional de Cumbica, outro fator indutor da instalação de indústrias na região e a proximidade das principais rodovias do país e do Porto de Santos. "Ao gerar emprego para quem mora na região, a Jacu Pêssego ajuda na relação entre emprego e moradia, porque um problema muito grave que se tem no trânsito de São Paulo é a distância entre o lugar onde as pessoas moram e onde trabalham", disse o governador.
As obras não só facilitam a interligação do trânsito entre a Marginal do Tietê e as rodovias Dutra e Ayrton Senna como também vão permitir no futuro o acesso ao aeroporto de Cumbica. Quando concluído, o complexo será ligado ao trecho sul do Rodoanel Mário Covas. O governador lembrou, porém, que o trecho do Complexo Jacu Pêssego inaugurado já passa a funcionar como uma espécie de mini Rodoanel leste. "De alguma maneira, ele já faz as vezes de Rodoanel Leste", concluiu Serra, garantindo que ainda durante sua gestão serão iniciadas as obras do trecho leste do Rodoanel.
A previsão inicial é de que as obras do Jacu Pêssego beneficiem mais de um milhão de motoristas: são 25 mil veículos por dia em trânsito local e 80 mil por dia em viagem. Outro ganho da população com o complexo está ligado ao meio ambiente. Os terrenos remanescentes do viário da região serão transformados numa área verde, o Parque do Jacuí.
Complexo
No dia 20 de dezembro do ano passado o governador entregou a primeira etapa do complexo. O trecho inaugurado passou a ligar a rodovia Ayrton Senna à Avenida Jacu Pêssego a partir de uma alça de acesso no sentido centro-bairro.
O projeto completo, a ser entregue em 2010, contará com 31,4 quilômetros de extensão e compreenderá a construção de 9,9 quilômetros do trecho sul da Avenida Jacu Pêssego, obras de melhoria no trecho existente, além da duplicação da Avenida Papa João XXIII, que fará a ligação com o trecho sul do Rodoanel. A complementação da extensão norte do complexo, trecho de aproximadamente 5,1 quilômetros, que vai interligar a região metropolitana às rodovias Ayrton Senna e Dutra e ao Aeroporto de Cumbica, está sob responsabilidade da prefeitura de Guarulhos.
Trecho sul do Rodoanel
O ritmo de trabalho no trecho sul do Rodoanel Mário Covas segue a todo vapor. A execução física das obras da pista que vai ligar a rodovia Régis Bittencourt, em Embu, à Avenida Papa João XXIII, em Mauá, está 40% concluída. Já o cronograma de interferências, como as obras de alteração da infra-estrutura de empresas como Eletropaulo e Sabesp, já está 55% encerrada.
O primeiro lote, em Mauá registra os avanços mais expressivos. Um quilômetro de pistas internas e externas já foi pavimentado e a primeira fase do remanejamento de famílias foi
06/28/2008
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