Estado garante vagas para mais 950 crianças no programa Creche Escola
Capital ganhou quatro unidades nesta quinta, resultados da parceria entre o Governo e a Prefeitura
Mais 950 crianças da capital garantem vaga na educação com a inauguração de quatro Centros de Educação Infantil (CEIs) construídos por meio do programa Creche Escola, nesta quinta, 25. "Não há investimento mais importante que esse. Educação, saúde e segurança para mães e crianças, além da prioridade para o social", afirmou o governador Geraldo Alckmin na inauguração do CEI Jardim Fontalis, na zona norte.
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
As quatro unidades são resultado na parceria entre o Governo e Prefeitura de São Paulo. Ao todo, o Estado investe R$ 80 milhões para construir na capital 42 creches, que oferecerão cerca de 8 mil vagas. Nesta quinta, Alckmin e o prefeito Gilberto Kassab também descerraram as placas de fundação das creches Jardim Colorado I, em Sapopemba (zona leste), Fim de Semana, no Jardim São Luís (zona sul), e Tiquira, no Jardim Ângela (zona sul).
Educação inclusiva
O CEI Fontalis vai atender 230 crianças com até 3 anos e 11 meses de idade. Além de suprir uma demanda por vagas na educação infantil na região do Tremebé, a creche foi totalmente adaptada para receber crianças com deficiência, adotando o desenho universal que já é prática na habitação de interesse social (CDHU) e se estende para a educação infantil.
LEIA TAMBÉM:
Programa Creche Escola soma 419 adesões
Capital ganha primeira unidade do programa Creche Escola
Segundo a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, isso significa que crianças com e sem deficiência vão usufruir de um espaço inteiramente acessível. "Essas crianças que vão conviver [com crianças com deficiência] na primeira infância vão chegar ao ensino fundamental com o conceito de inclusão fortalecido, e isso gera impacto na escola, na vida social e na empregabilidade", destacou a secretária.
O Estado tem sob sua responsabilidade o ensino fundamental (junto com prefeituras), ensino médio, ensino técnico, com as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as universidades, mas não deixou de olhar para a educação infantil. "O Governo resolveu inovar, fazendo parcerias com as prefeituras para ajudar a universalizar o ensino infantil, fazendo convênios para creches e pré-escolas", disse Alckmin.
Do Portal do Governo do Estado
10/25/2012
Artigos Relacionados
Programa Creche Escola beneficia mais 13 municípios
Governo inaugura nesta quinta primeira creche na capital do Programa Creche Escola
Mais 50 municípios paulistas terão unidades do programa Creche-Escola
Maria do Carmo quer 5% das vagas em creche para crianças deficientes
Creche Escola garante acesso à Educação Infantil
Creche Escola de Queluz receberá crianças já no ano que vem