Estado não exige mais firma reconhecida
Decreto foi assinado por Serra nesta quarta-feira, 23, na Capital
Atualizada às 15h17
No seminário “Os Desafios da Desburocratização", realizado nesta quarta-feira, 23, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital, o governador José Serra assinou decreto que dispensa o cidadão da exigência de cópias autenticadas e firma reconhecida em qualquer ação que dependa da administração pública. A medida vale a partir da data de sua publicação no Diário Oficial e faz parte do processo de desburocratização do Estado de São Paulo.
“Esta ação é muito importante para reduzir o tamanho informal da economia paulista, agilizar a abertura de empresas e fortalecer micro e pequenas empresas”, destacou o governador no início desta tarde. “De alguma maneira, pessoal e cotidianamente, todos nós padecemos dos malefícios da burocracia. Mas não há dúvida de que as maiores vítimas são as empresas e os profissionais. Porque ela atrapalha o ato de produção”, disse Serra ao reforçar a idéia de que a preocupação com a extinção da burocracia, “esta antiga inimiga”, é uma constante no governo.
Serra frisou o fato de que as medidas passam a valer nas relações entre os cidadãos e o Estado de São Paulo. “Não é nas relações privadas entre os cidadãos, afinal não temos poder para interferir nisso”, explicou. “Agora, reconhecimento de firma só quando for expressamente regido por lei e o servidor público só poderá reclamá-lo, por escrito, indicando ao cidadão o dispositivo legal onde ele está previsto”, completou.
O rol de benefícios inclui a economia de procedimentos e a diminuição no consumo de papéis, além de desafogar os guichês de cartórios. “A gente sabe que a burocracia emperra a vida das pessoas, dos empreendedores e das empresas e atravanca o dia-a-dia do Estado”, observou. Ao concluir seu discurso, o governador disse que “a luta pela desburocratização significa a luta pela produção, pelo trabalho e pela cidadania no Estado de São Paulo”.
O secretário chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira Filho, abriu o seminário e relembrou o trabalho desenvolvido pelo então ministro, Hélio Beltrão, que conseguiu, 20 anos atrás, acabar com o reconhecimento de firma. “Este seminário não é apenas para anunciar as novidades, mas especialmente para inaugurarmos uma nova etapa no Programa Estadual de Desburocratização”, comentou o secretário. Em seguida o secretário Gu
01/23/2008
Artigos Relacionados
Governo acaba com exigência de firma reconhecida
Estado firma convênios para instalar mais 8 Etecs e Fatecs
Lei Maria da Penha foi reconhecida pela ONU como uma das mais avançadas do mundo, registra Ana Amélia
Caixa firma acordo firma parceria com Secretaria de Promoção da Igualdade Racial
Governo do Estado firma parceria com a Holanda na área de educação
Estado firma acordo para restauração da ponte de Chavantes