Estado firma acordo para restauração da ponte de Chavantes



Convenio de recuperação foi assinado pelo governador José Serra nesta sexta-feira, 9, em Assis

Uma construção histórica que liga os Estados de São Paulo e Paraná ganhou o aval para restauração nesta sexta-feira, 9, em Assis. O governador José Serra assinou convênio para recuperação da ponte sobre o rio Paranapanema, resgatando do abandono uma obra construída em 1918 e que só encontra duas outras com arquitetura semelhante no país.

A Ponte Pênsil Alves de Lima liga os municípios de Chavantes (SP) e Ribeirão Claro (PR) e é tombada como patrimônio histórico tanto pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Artístico do Estado de São Paulo) como pela CPC (Coordenadoria do Patrimônio Cultural do Paraná). A ponte está restrita ao uso dos pedestres e requer reformas no tabuleiro de madeira, além de reparos de falhas nos elementos de concreto, troca de elementos metálicos e pintura.

As obras de reparo serão feitas pela empresa CBA (Companhia Brasileira de Alumínio). Ela ganhou a obrigação como medida mitigatória imposta pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) em função da operação de uma hidrelétrica em Ourinhos. A companhia já construiu uma ponte para o trânsito de veículos nas proximidades da ponte pênsil.

Manoel Schlindwein

(I.P.)

 



05/09/2008


Artigos Relacionados


Governo do Estado firma acordo para construção de teatro em Campinas

Caixa firma acordo firma parceria com Secretaria de Promoção da Igualdade Racial

Curitiba firma acordo para construção da Casa da Mulher

AGU firma acordo para estimular a conciliação em processos do INSS

Dilma firma acordo para aumentar capacidade de barragens

Acordo firma compromisso para acelerar obras da Transnordestina