Estados e municípios tem até o fim do mês para prestar contas



O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) prorrogou o prazo para os gestores municipais e estaduais prestarem contas dos recursos federais destinados à assistência social no ano de 2012. O preenchimento do formulário do Demonstrativo Sintético Anual da Execução Físico-Financeira poderá ser feito no sistema SuasWeb até o dia 31 de janeiro.

Após esse período, os conselhos municipais e estaduais de assistência social têm até 28 de fevereiro para análise e validação da comprovação dos gastos públicos. Os recursos federais são destinados à gestão de programas socioassistenciais e oferta de serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas) nas unidades de atendimento à população.

No ano de 2012, o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) repassou mais de R$ 2 bilhões aos fundos municipais e estaduais para a oferta de serviços do Suas. O financiamento da rede socioassistencial é responsabilidade compartilhada entre União, Distrito Federal, estados e municípios.

Já os investimentos na gestão do Suas e na gestão do Bolsa Família foram de R$ 614 milhões. O valor de repasse individual é calculado por meio do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), que leva em consideração o porte do município, o nível de gestão, a população, entre outras informações dos estados e municípios.

Para esclarecer dúvidas ou pedir informações sobre o preenchimento do demonstrativo, os gestores podem enviar e-mail para [email protected] ou [email protected].

Fonte:

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



08/01/2014 15:46


Artigos Relacionados


Estados e municípios têm até esta 2ª para prestar contas do Programa Dinheiro Direto na Escola

Estados e municípios têm até esta 5ª para prestar contas de verbas para alimentação escolar

Municípios tem até dia 31 para prestar contas da gestão do Bolsa Família

Municípios paulistas terão de prestar contas pela Internet

Municípios devem prestar contas dos recursos de transporte escolar até esta sexta-feira (15)

Senado aprova projeto que aumenta prazo para regularização de contas de estados e municípios