"Estamos muito distantes de um real processo de libertação", diz Lando



Na sessão especial em homenagem aos 118 anos da abolição da escravatura, nesta sexta-feira (12), o senador Amir Lando (PMDB-RO) fez menção a grandes nomes da história da filosofia e da arte para argumentar que, apesar de o conceito de igualdade ter sido cunhado desde que o homem aprendeu a pensar, ele não foi implementado na prática até hoje.

Segundo o senador, muitos pensadores gregos rebelaram-se contra a prática da escravidão, o que pode ser conferido no que ele chamou de primeira fábula da democracia, o "Mito de Protágoras", em que o sentimento de justiça e respeito ao outro são apontados como alternativa para salvar a humanidade.

Citando Sófocles, disse Lando que, "ao dotar os homens da razão, os deuses lhes concederam a mais preciosa dádiva que se possa imaginar".

-Deu-se a todos os homens a mesma capacidade de raciocínio. Essa é a base da igualdade e da própria construção da democracia, condição reconhecida pela Constituição federal. No entanto, o que nós temos é uma igualdade meramente formal. Estamos muito distantes de um real processo de libertação - afirmou.

A opressão, frisou Lando, não é fardo só dos negros, mas também dos pobres, idosos, doentes e tantas outras minorias, que não têm direito ao respeito e à dignidade.

- A luta pela liberdade é uma luta da espécie humana que deve ser levada às últimas conseqüências - ressaltou.

Lando foi aparteado pelo senador Mão Santa (PMDB-PI).



12/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tom Cavalcante: 'Nós, os nordestinos, e o Brasil estamos muito ressentidos com a sua perda.'

Rosalba: estamos muito atrasados na questão dos resíduos sólidos

PERDAS COM QUEDA DO REAL ACABARIAM COM A FOME NO MUNDO, DIZ AMIR LANDO

Reforma tributária é um processo muito mais político do que técnico, diz diretor do Banco Mundial

Balão levará internet a comunidades distantes do País

Pelotões de fronteira são os braços mais distantes do Exército na Amazônia