Estatuto da Igualdade Racial será debatido com o governo



Para obter informações sobre a posição do governo em relação ao projeto do senador Paulo Paim (PT-RS) que institui o Estatuto da Igualdade Racial (PLS 213/03), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou requerimento do senador Ney Suassuna (PMDB-PB) para que seja ouvida a ministra Matilde Ribeiro, titular da Secretaria Especial para Política de Promoção da Igualdade Racial.

Apesar do senador César Borges (PFL-BA), relator do projeto, ter considerado dispensável a audiência, pois a CAE só analisará a proposta sob a ótica econômica e a decisão terminativa será da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o autor do requerimento explicou que sua intenção não reflete qualquer manobra para adiar a votação do estatuto.

- O assunto é complexo e polêmico. Estão aí o sistema de cotas nas universidades e a demarcação de terras para os quilombolas. Gostaria de ouvir não só a ministra, mas o ministro da Educação e os reitores para, por exemplo, avaliar corretamente como está funcionando o sistema de cotas - justificou Suassuna.

O presidente da CAE, senador Ramez Tebet (PMDB-MS), recomendou que as outras audiências sejam realizadas nas comissões pertinentes.



27/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Guia do Estatuto da Igualdade Racial será lançado na III Conapir

Aprovação do Estatuto da Igualdade Racial será celebrada em Plenário

Aprovado com emendas na Câmara, Estatuto da Igualdade Racial será novamente examinado pelo Senado em 2010

CCJ aprova Estatuto da Igualdade Racial

CCJ vota Estatuto da Igualdade Racial

CAE aprova Estatuto da Igualdade Racial