Estradas: "9º Pit Stop" faz mais de 3.000 atendimentos
Evento oferece atendimento médico, odontológico e outros serviços gratuitos para caminhoneiros e usuários das rodovias
A 9ª edição do “Pit Stop”, evento realizado pela concessionária Vianorte que possibilita atendimento médico, odontológico, além de outros serviços gratuitos para caminhoneiros e usuários das rodovias, fez 3.130 atendimentos em três dias de atividades, no final do mês de abril. Passaram pelas “Barracas da Saúde”, instaladas no Auto Posto Ribeirão Preto, 590 pessoas. Os serviços mais procurados foram os do Poupatempo, que forneceu 534 orientações aos usuários, e o setor médico, que fez 519 exames de diabetes, hipertensão arterial e colesterol.
Quem passou pelo programa também pôde medir pressão, fazer exames, tomar vacinas, saber sua tipagem sangüínea, submeter-se a avaliação ortopédica, nutricional e de acuidade visual, receber orientações diversas, além de contar com inspeção veicular do seu carro ou caminhão. Uma novidade foi a presença do Odontomóvel, um caminhão-baú equipado com um consultório dentário de última geração.
“É um mundo diferente. Ouvimos histórias de vida muito interessantes e temos a oportunidade de passar um pouco de conhecimento para eles, além de aprendermos muito, é claro”, disse Ana Carolina de Oliveira, 21 anos, que está no 5º ano de Farmácia. Ela foi uma das estagiárias que os cursos de saúde da Unip (Universidade Paulista – Campus de Ribeirão Preto) levaram para o atendimento. A jovem ficou responsável pelas informações sobre “Arrebite” (anfetaminas e outros estimulantes usados por caminhoneiros para dirigir por muitas horas ou dias sem dormir) e doenças sexualmente transmissíveis. Foram 232 atendimentos. “Um caminhoneiro nos disse que fica três meses sem ir para casa, então, sai com prostitutas que encontra nas rodovias. Ele não usa camisinha, porque diz que é tudo muito rápido e que só usa se a moça for bonita, porque ela é ‘muito rodada’. Além disso, tem aqueles que tomam seis ‘arrebites’ por noite com conhaque”, contou.
Os atendentes do “Pit Stop” encontraram muitos caminhoneiros com pressão alta e obesos. “Muitos passam por aqui e nem sabem que estão com alguma doença. Aqui eles fazem exames passam por outras avaliações, que inclui nutricional e ortopédica”, ressaltou João Luís Melo, técnico da Medical Road, empresa responsável pelo atendimento médico pré-hospitalar de urgência nas rodovias da Vianorte. A “Barraca de Fisioterapia” recebeu 308 pessoas e a de nutrição, 301 usuários.
O caminhoneiro André Barbosa, de 29 anos, morador da cidade de São Gabriel D´Oeste (MT), passou por Ribeirão Preto e resolveu parar para colocar a saúde em dia. Foi a primeira vez que ele participou de um “Pit Stop” e passou por todos os atendimentos. “Deveria ter mais desses projetos pelo Brasil todo. Nós que trabalhamos na estrada não temos tempo de parar para fazer exames, cuidar dos dentes. Aqui pude fazer tudo isso, de uma vez só. Foi uma beleza”, contou.
Dentista na rodovia – No Odontomóvel, do projeto Sorrindo com a Ford”, o cirurgião-dentista Cássio de Mello atendeu 92 pessoas. “Trabalhos como esse é que fazem o número de pessoas com problemas de saúdes no Brasil diminuir. Os caminhoneiros são uma comunidade que precisa de muitos cuidados. Eles têm pouca instrução e não têm tempo para se cuidar”, alertou o dentista.
Mas não foram somente caminhoneiros atendidos. Joseti Corina Jesuína, de 44 anos, balconista do Auto Posto Ribeirão, quando viu a oportunidade de cuidar da saúde dentária se apressou para ser atendida. “Não tinha dinheiro para arrumar a ponte que tenho na boca, nem para fazer as obturações que o dentista fez em mim. Foi uma beleza. Fui bem atendida e ainda recebi tudo do bom e do melhor”, afirmou a mulher, que estava acompanhada do marido, que também passou pelos atendimentos.
Outros números surpreenderam os organizadores do “Pit Stop”. Os exames de acuidade visual feitos pelo Instituto Filadélfia tiveram 270 participações. Foram aplicadas vacinas – fornecidas pela Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto – em 265 pessoas. As empresas Pneus Michelin e Santa Emília Pneus e Caminhões fizeram 98 inspeções veiculares. A Vianorte apresentou seus trabalhos ambientais para 169 pessoas interessadas. E o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) atendeu 342 pesso
05/11/2006
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