ESTRANGEIROS NA SAÚDE: CCJ OUVIRÁ MINISTRO NA QUARTA



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) ouvirá nesta quarta-feira, às 10h, em audiência pública, o ministro da Saúde, Carlos de Albuquerque, sobre a proposta de emenda constitucional do senador Júlio Campos (PFL-MT) que pretende permitir a entrada de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no país.

O projeto vem sendo discutido pelos senadores e, na última quarta-feira, eles decidiram ouvir o ministro sobre o assunto. O ex-ministro da Saúde Adib Jatene também foi convidado a manifestar aos integrantes da CCJ seus pontos de vista sobre a matéria. Após a exposição do ministro, os senadores voltarão a debater o projeto, na mesma reunião de quarta-feira.

O senador Júlio Campos afirma, na defesa de sua proposta, que a exclusão do capital estrangeiro no setor de saúde só traz prejuízos à sociedade brasileira, "que vê reduzidas suas opções de acesso a hospitais privados, no momento em que o sistema público de saúde atravessa grave crise". Para ele, a atual proibição só beneficia "os detentores dessa verdadeira reserva de mercado, que temem a concorrência estrangeira".

Júlio Campos lembra em sua justificativa que o Congresso Nacionalmudou recentemente a Constituição para eliminar o conceito de empresa brasileira de capital nacional. O objetivo foi acabar com a discriminação ao capital estrangeiro, buscando atraí-lo ao país, aumentando investimentos e levando a uma melhoria de qualidade dos produtos. Destacou ainda que o Congresso já aprovou outras mudanças na Constituição, nos últimos três anos, com o objetivo de abrir a economia nacional aos investidores externos. "Por tudo isso, não faz qualquer sentido excluir esse mesmo capital do setor saúde", pondera.



13/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro dos Negócios Estrangeiros da Namíbia visita Brasil na quarta (30)

Ministro da Saúde recebe 276 médicos estrangeiros em SP

Vídeo | Ministro da Saúde lamenta 'truculência' contra médicos estrangeiros

Senadores ouvem ministro da Saúde na quarta-feira

Ministro da Saúde fala sobre programas da pasta na quarta-feira

Subcomissão ouvirá ministro do Esporte