Senadores ouvem ministro da Saúde na quarta-feira
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e a Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde marcaram reunião conjunta para quarta-feira (9), às 11h, quando ouvirão o novo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, sobre os projetos que pretende desenvolver. O requerimento foi apresentado pelo senador Papaléo Paes (PSDB-AP).
Temporão provocou polêmica logo após sua posse ao sugerir que o Congresso convoque um plebiscito para que os brasileiros decidam se o aborto deve deixar de ser crime. Ele fez a proposta pouco depois que os portugueses opinaram em consulta popular que o aborto deveria ser descriminalizado.
O ministro sustentou que o aborto se tornou uma "questão de saúde pública, uma ferida aberta na sociedade, pois milhares de mulheres morrem todos os anos em abortos inseguros". Imediatamente, movimentos contrários ao aborto condenaram o ministroe a Frente Parlamentar em Defesa da Vida e Contra o Aborto, do Congresso Nacional, pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que fizesse uma censura a José Gomes Temporão. Conforme notícia das semanas seguintes, Lula tem posição contrária ao aborto e não vai se envolver no assunto.
04/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores da CAE ouvem Ministro do Desenvolvimento
CAE, CAS e CCJ ouvem Graziano nesta quarta-feira
CAE, CAS e CCJ ouvem Graziano nesta quarta-feira
Comissões ouvem presidente do BNDES na quarta-feira
Senadores ouvem ministros sobre Operação Porto Seguro nesta quarta
Ministro da Saúde fala sobre programas da pasta na quarta-feira