Estudantes brasileiros conquistam cinco medalhas em competição na Grécia



O Brasil conquistou duas medalhas de prata e três de bronze na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês). Com o resultado, a equipe brasileira obteve o seu melhor desempenho na competição, que terminou no último domingo (4), na Grécia. A próxima edição do campeonato será em 2014, na Romênia.

Os alunos Daniel Mitsutani e Luís Fernando Valle de São Paulo ganharam as medalhas de prata. Já os bronzes ficaram com Fábio Kenji Arai e Allan dos Santos Costa, de São Paulo, e Larissa Fernandes de Aquino, de Pernambuco. Os líderes foram os professores Eugênio Reis, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) e Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

No ano passado, Fábio, Larissa e Luís Fernando participaram da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), na Colômbia e levaram medalhas de prata e menção honrosa. 

Antes de viajarem para a Grécia, os estudantes tiveram dois treinamentos intensivos com professores e astrônomos na cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais. O programa foi dividido em grupos de estudos, oficinas de atividades e observação do céu noturno, com instrumentos e de maneira panorâmica, a olho nu.

Os jovens tiveram à disposição um planetário móvel cedido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O objetivo era se familiarizar com as constelações do Hemisfério Norte, por meio de projeção. 

Eles também aprenderam a montar e a manusear um telescópio equatorial do mesmo modelo que teriam que lidar na Grécia e fizeram simulados das provas, incluindo as das competições passadas e tiveram lições de ciências espaciais. Antes de viajar, o grupo ainda conheceu o planetário de Santo André, em São Paulo, onde aprendeu sobre as constelações que podem ser vistas no céu da Grécia.

Olimpíada de astronomia

A IOAA é uma Olimpíada de astronomia para estudantes do Ensino Médio de todo o mundo. Ela é reconhecida pela União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês), que exige que cada país se comprometa a sediar uma edição da olimpíada, arcando com todas as despesas relativas ao evento, podendo receber apoio de diferentes setores da sociedade.

Disputas

As competições de conhecimento têm o objetivo de testar o aprendizado dos estudantes, incentivá-los a estudar e encontrar talentos nas diversas áreas. Os alunos e professores se dedicam para participar de diferentes provas, como de matemática, física, química e português. Os campeonatos são estaduais, nacionais e até internacionais.

 

Fonte:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico



24/08/2013 19:13


Artigos Relacionados


Estudantes do Ciência sem Fronteiras conquistam terceiro lugar em competição nos EUA

Brasileiros conquistam nove medalhas no judô

Atletas brasileiros conquistam 23 medalhas na Austrália

Atletas brasileiros conquistam sete medalhas nos Jogos da Juventude

Atletas brasileiros conquistam duas medalhas na natação no Mundial de Barcelona

Brasileiros conquistam quatro medalhas no Pan-Americano Sênior de luta olímpica