Estudantes conhecem UTI aérea usada no incêndio da Kiss
Cerca de 60 universitários do curso de enfermagem conheceram, nesta quinta-feira (21), as atividades das unidades de busca e salvamento sediadas na Base Aérea de Campo Grande (MS). Os acadêmicos do 1° e 2° semestres visitaram os esquadrões Onça (1°/15° GAV), Pelicano (2°/10° GAV) e o PARA-SAR (unidade de aeroterreste de salvamento).
Os estudantes conheceram as aeronaves e os equipamentos usados nas missões de transporte aeromédico de feridos e enfermos. Eles também tiveram a oportunidade de conversar com o comandante da aeronave usada no transporte das vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS), no dia 27 de janeiro deste ano. O C-105 Amazonas operado pelo Onça foi transformada em UTI aérea e transportou sete pacientes num único voo. O Capitão-Aviador José Ricardo Schwarz Santos relatou como foi a experiência de comandar a missão que entrou para a história da FAB como a maior UTI aérea realizada no País.
Os alunos assistiram ainda a uma palestra com o Primeiro-Tenente Médico Felipe Domingues Lessa, sobre as atividades desempenhadas pelo Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento.
De acordo com a professora da Uniderp, Suellem Luzia Costa Borges, foi uma ótima experiência. “A enfermagem exige grande dedicação e muito empenho. O trabalho dos militares que fazem o transporte de feridos e os salvamentos demonstra uma grande vocação e a importância do trabalho em equipe, muito semelhante a nossa profissão”, explicou.
Fonte:
Força Aérea Brasileira
25/11/2013 19:28
Artigos Relacionados
Paim cobra remédios para sobreviventes do incêndio na boate Kiss
Situação dos parentes de vítimas do incêndio na boate Kiss será tema de audiência
Familiares de vítimas de incêndio na boate Kiss pedem debate no Senado, informa Paim
Advogados da AGU conhecem unidades da Força Aérea Brasileira
Estudantes conhecem a política ambiental do governo brasileiro
Estudantes conhecem o Plano Juventude Viva e a Bienal da CPLP