Estudantes da rede estadual participam de debate na ONU
Alunos venceram concurso e vão representar o país nos Estados Unidos
Uma experiência única na vida de qualquer estudante: representar o Brasil em uma reunião da Organização das Nações Unidas (ONU). Quatro alunos da rede estadual de Educação terão esta experiência em maio. A viagem dos estudantes é a última etapa do projeto Global Classrooms, que ensina e discute com alunos da rede pública brasileira os problemas mundiais: pobreza, conflitos armados, proteção de refugiados e meio ambiente.
Os estudantes debaterão, em Nova York, problemas que afetam 20 cidades no mundo, em uma simulação de reunião da ONU. Laís Moreira e Helga Cristina Gonçalves e Silva estudam na escola estadual José Vieira de Moraes. Diego Soares Luz é aluno da escola Artur Chagas Júnior e Caio Mansini é aluno da escola Júlia Macedo Pantoja.
Antes de viajar, todos os alunos participarão de encontros periódicos para aprimorar op idioma inglês e terão aulas sobre política internacional.
"Os alunos que viajarão podem servir de exemplo para os estudantes de todo o Brasil. Têm uma missão importante: representar uma nação, a brasileira, na ONU. Será algo inesquecível", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
Durante oito meses, 450 alunos da rede estadual de ensino pesquisaram e aprenderam em sala de aula sobre os temas indicados pela ONU e apresentaram estes trabalhos para os membros da Organização. Os quatro alunos que viajarão são os que mais se destacaram, após redigirem redações em inglês e passarem por entrevistas em português e inglês_ além da fluência no idioma, foram observados aspectos como postura e desenvoltura no trato com as pessoas.
"Foi uma disputa extremamente difícil. É um projeto importante, um estímulo para os estudantes paulistas e brasileiros. São alunos que se dedicam aos estudos e merecem receber incentivos", diz Maria Helena.
Da Secretaria da Educação
(L.F.)
03/04/2008
Artigos Relacionados
Estudantes da rede pública participam de programa de esportes aquáticos
8 mil estudantes da rede estadual vão ver o mar pela primeira vez
Mais de 200 mil alunos da rede estadual participam de atividades culturais
Alunos da rede pública estadual participam de festival no Japão
Estudantes da rede estadual farão intercâmbio na Espanha
Governo avalia 3,2 milhões de estudantes da rede pública estadual