Estudantes de Roraima conversam com astronauta a bordo de estação



Oito estudantes do Curso Técnico de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), Campus de Boa Vista, e seis alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Gonçalves Dias conversaram em tempo real com o astronauta norte-americano Michael Hopkins a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS,.na sigla em inglês).

O contato, por cerca de dez minutos, ocorreu há duas semanas quando o laboratório espacial passou sobre a Região Norte a 420 quilômetros de altura. A comunicação realizada via rádio foi feita por meio do projeto Radioamador na Estação Espacial Internacional (Ariss), desenvolvido e gerenciado pela agência espacial norte-americana, a Nasa.

A proposta de inscrever a escola estadual no projeto foi do radioamador Paulo Costa Leite, que também é orientador educacional da instituição. Ele conta que direção abraçou a ideia envolvendo as disciplinas de Física e Geografia. Em fevereiro de 2012 o projeto foi enviado à Nasa, que em setembro de 2013 comunicou que ele fora aceito.

Incentivo

A montagem de uma estação de radioamador na Gonçalves Dias teve a participação dos estudantes da IFRR, que se integraram ao projeto. “Depois desta experiência eu e vários de meus colegas passamos a ter um interesse maior pela área espacial”, comenta Danilo Lima, de 17 anos, um dos alunos do Instituto.

Segundo ele, agora a intenção dos estudantes é se organizarem para planejar outras atividades envolvendo a área espacial como, por exemplo, participação em eventos científicos e educacionais e programar visitas a instituições nacionais que desenvolvem atividades no segmento aeroespacial.

Os equipamentos para montar a estação de rádio na ISS foram levados ao laboratório pela missão STS-106. O projeto Ariss, é uma iniciativa educacional internacional com a intenção de estimular estudantes a seguir carreira nas áreas de ciência e tecnologia, e está aberto a todos os países mediante inscrição de uma proposta de projeto de pesquisa.

O Brasil já participou por cinco vezes do Ariss. Roraima é o segundo estado que sedia a iniciativa, registrada anteriormente apenas no Rio de Janeiro.

Fonte:
Agência Espacial Brasileira



28/02/2014 16:40


Artigos Relacionados


Educação: Estação Ciência realiza palestra com astronauta Marcos Ponte

Educação: Estação Ciência realiza palestra com astronauta Marcos Ponte

Estudantes indígenas de Roraima recebem computadores, anuncia Jucá

200 jovens grafiteiros revitalizarão muro da estação Estudantes

Aumenta número de estudantes em tempo integral em Escolas Indígenas de Roraima

Estação Várzea Paulista da CPTM tem mostra de fotos feitas por estudantes