Estudantes de todo o País participam da Olimpíada de Astronomia nesta 6ª feira
As provas da XV edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) estão sendo realizadas nesta sexta-feira (11). Participam alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, de todo o País. Além disso, as instituições de ensino cadastradas na olimpíada poderão participar da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog).
Brasil sedia Olimpíada Internacional de Astronomia.
Neste ano, o evento apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), completa 15 anos. A iniciativa já conta, até hoje, com mais de 4 milhões de participantes. Em 2011, a OBA distribuiu 33.307 medalhas e reuniu 803.180 alunos de 9.153 escolas de todas as regiões do País, envolvendo 64.890 professores. A expectativa, esse ano, é atingir a marca de 1 milhão de estudantes.
As provas serão divididas em quatro níveis distintos, de acordo com a escolaridade. Segundo o astrônomo e coordenador nacional da OBA, João Canalle, cada exame será constituído de dez perguntas: cinco de Astronomia, três de Astronáutica e duas de Energia. "As questões serão, em sua maioria, de raciocínio lógico", informa.
Os estudantes que obtiverem melhor classificação integrarão as equipes que representarão o País nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, de 2013, além de participarem, nesse ano, das Jornadas Espacial, de Energia, de Foguetes e do Space Camp.
Canalle ressalta que o objetivo da olimpíada é fomentar o interesse pela Astronomia e ciências afins, promovendo a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa: "Nossa principal meta é fornecer dados corretos e atualizados aos alunos e professores".
Além da olimpíada, as escolas também poderão participar da 6ª edição da Mobfog. O evento avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet ou de canudo de refrigerante, conforme o nível de escolaridade do aluno.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
11/05/2012 12:22
Artigos Relacionados
Alunos da rede estadual da região de Presidente Prudente participam de olimpíada de astronomia
Estudantes participam de olimpíada de matemática
705 mil estudantes participam da Olimpíada de Língua Portuguesa
Estudantes participam de mais uma olimpíada de informática
Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica começa na segunda-feira (6)
Olimpíada Colegial poderá reunir 500 mil estudantes de todo o Estado