Estudantes participam do Programa Cultura é Currículo



Objetivo é diversificar e estimular aprendizado

Os alunos da EE Maestro Callia, do Jardim IV Centenário, passaram uma tarde divertida na última sexta-feira. Estudantes de uma das chamadas escolas de tempo integral (ETIs), as 120 crianças de 1a a 3a série puderam, no período dedicado a oficinas e atividades diversificadas, assistir ao espetáculo de dança Coreológicas V, da Companhia Caleidos, apresentado no Teatro Itália. Por meio da integração com a platéia, os atores-dançarinos propõem ao público a experiência e o conhecimento dos elementos que compõem a linguagem da dança. No final da exibição, a platéia esvaziou-se e todos os alunos subiram ao palco para também dançar. Nem a professora de Educação Física, Carmem Carnielli Ico, resistiu. “Maravilhoso, uma aula de alongamento, ginástica localizada, foi ótima para as crianças”!

De acordo com a diretora do espetáculo, Isabel Marques, o Coreológicas V não é uma atração infantil, embora inclua esse público. De fato, é possível observar na coreografia alusões a algumas brincadeiras infantis, como amarelinha, estátua, dança das cadeiras, etc. À medida que um dançarino toca outro contagia este com sua dança e ambos começam a se movimentar. Ao serem tocados por um terceiro dançarino, são convidados a parar imediatamente. E quando a música muda de ritmo, todos voltam aos seus lugares. “É um espetáculo para todos os corpos e idades, que as crianças costumam adorar”, avalia Isabel .Subsídio para aula – O passeio fez parte do Projeto Escola em Cena, que integra o Programa Cultura é Currículo, desenvolvido pela Secretaria Estadual da Educação com o objetivo de diversificar e estimular o aprendizado, por meio do acesso de professores e alunos da rede pública a produções culturais e artísticas. O Escola em Cena, resultado de parceria entre as secretarias estaduais de Educação e Cultura, leva alunos e professores do ensino médio e das ETIs a produções teatrais e de dança.

“O espetáculo de hoje servirá como apoio para minhas aulas, porque trabalho muito com dança, especialmente a folclórica. Dou a aula e depois aplico texto explicando a origem da atividade”, informa a professora Carmem. Ela ressalta a importância de trabalhar conjuntamente todas as disciplinas para o total aproveitamento do aluno. “A Educação Física, por exemplo, se você pensar bem, abrange várias disciplinas: se vamos para a quadra, dou aquecimento, ensino a medir a pulsação, é Ciência. Se forneço a metragem da quadra e as regras do jogo, é Matemática. Quando explico a origem do futebol, é História, e assim por diante”.

A diretora da Maestro Callia, Emília José da Silva, acredita que a atividade poderá ser aproveitada em várias disciplinas e destaca o valor da experiência para os alunos, especialmente para aqueles que nunca foram ao teatro. “A tarde é o período em que na escola eles participam das oficinas (de leitura, informática, inglês, etc.) e isso é uma grande novidade. Muitos nunca nem andaram de ônibus”, completa.Diversão e aprendizado – Angélica de Souza, seis anos, estudante da 1a série, nunca tinha ido ao teatro e estava ansiosa pelo início do espetáculo. “Acho que vou assistir a uma dança de balé, com bailarinas vestidas de cor-de-rosa”. Quando entrou na sala, não conteve a admiração ao observar o colorido do cenário e dos figurinos: “Nossa, que lindo”! No final, arfando de tanto dançar, deu seu parecer: “Amei dançar com elas e aprendi muito”. Sua colega, Jaqueline Novais, sete anos, disse que já havia ido ao teatro uma vez, mas não imaginou que agora faria parte do espetáculo: “Adorei”.

Porém, não foram somente as meninas que aproveitaram o momento de descontração. Wallace dos Santos e Vinícius de Souza, ambos de nove anos, foram dois dos primeiros a subir ao palco e Wesley Becari, de sete, disse que nem sentiu vergonha: “Ah, dançar junto com todo mundo é muito legal”!

Além do Escola em Cena, o Programa Cultura é Currículo é composto também pelos projetos Lugares de Aprender: a Escola sai da Escola – em que os estudantes são levados a museus, centros e institutos de arte e cultura e parques, e O Cinema Vai à Escola – que estimula o uso da linguagem cinematográfica na educação de jovens do ensino médio, por meio de filmes de diferentes gêneros, em DVD, fornecidos às escolas. Para o Lugares de Aprender: a Escola sai da Escola, a Educação fechou parceria com 26 instituições culturais. Para O Cinema vai à Escola, foram comprados pacotes com 20 películas para serem enviadas às instituições de ensino.

O Programa Cultura é Currículo oferece transporte gratuito e material de apoio pedagógico referente às atividades. Neste mês, foi estendido a todos os diretores e professores-coordenadores de escolas estaduais, que poderão visitar, gratuitamente, diversos museus paulistas. Para este ano foram abertas duas mil vagas, contemplando educadores de toda a capital. Trinta mil alunos devem ser beneficiados pelo Cultura é Currículo em 2008. No ano que vem, o programa chegará à Grande São Paulo, interior e litoral do Estado.

Parceiros do Projeto Lugares de Aprender

. Zoológico de São Paulo . Instituto Butantan . Viveiro Manequinho . Lopes – Ibirapuera . Planetário – Ibirapuera . Museu Paulista . Monumento à Independência . Memorial do Imigrante . Casa do Bandeirante . Museu dos Transportes Públicos Gaetano Ferolla . Museu Afro Brasil . Memorial da América Latina . Fundação Cultural Emma Gordon Klabin . Museu de Arte Sacra de São Paulo . Palácio dos Bandeirantes . Museu da Casa Brasileira – MCB . Museu Brasileiro de Escultura – Mube . Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB  . Museu de Arte Moderna – MAM . Museu Lasar Segall – MLS

Estação Pinacoteca . Instituto Moreira Salles - IMS . Museu da Língua Portuguesa  . Pinacoteca do Estado/Parque da Luz  . Centro Universitário Maria Antonia – Ceuma  . Instituto Tomie Ohtake . Paço das Artes 

Cinema Vai à Escola distribui filmes em instituições de ensino

A Cor do Paraíso  . A Rosa Púrpura do Cairo . Arquitetura da Destruição . Billy Elliot  . Bendito Fruto . Cinema, Aspirinas e Urubus . Crash, no Limite . Crianças Invisíveis . Cantando na Chuva . Diários de Motocicletas . Final Fantasy . Frankenstein . Língua, Vidas em Português . Narradores de Javé . O Fim e o Princípio . O Pagador de Promessas . O Planeta Branco . Putz, a Coisa Tá Feia . Terra de Ninguém . Vida de Menina . Luz, Câmera... Educação

Roseane Barreiros, da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)



11/05/2008


Artigos Relacionados


Estudantes da Rede Estadual participarão do programa Cultura é Currículo

Estudantes de Tocantins participam do programa Saúde na Escola

Estudantes da rede pública participam de programa de esportes aquáticos

Cultura entra no currículo das escolas estaduais

Cultura popular faz parte do currículo escolar catarinense

Em 2013, "Cultura é Currículo" cresce 67,7% em relação a 2010